Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Doenças e representações sociais: um estudo com a comunidade rural de Barreiras, Bahia
Fabiana Regina da Silva Grossi, Darto Vicente da Silva

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Este estudo está sendo realizado na cidade de Barreira/BA, cujo objetivo é investigar algumas doenças recorrentes articuladas com os Determinantes Sociais de Saúde. Utilizam-se as representações sociais para descrever as percepções e ideias dos entrevistados. A constituição do corpus de pesquisa envolveu a interação entre o método qualitativo e o método quantitativo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi entrevista semiestruturada, com questões que pudessem remeter às Representações Sociais dos entrevistados às doenças recorrentes. A entrevista permitiu também levantar questionamentos básicos, abrindo várias hipóteses de pesquisa. Essas hipóteses foram surgindo conforme as respostas dos informantes, ou seja, não nasceram a priori. Foram selecionadas 20 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 a 50 anos, que concordaram em participar da pesquisar e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados apontam que as doenças recorrentes são: hipertensão, diabetes, obesidade, câncer e doença de coluna. A Representação Social de câncer aparece como “doença ruim”, descaracterizada dos elementos preventivos, tornando-se dessa forma incurável. Outra Representação que aparece descaracterizada da prevenção é a doença de coluna, que é considerada como algo natural. Outro aspecto a ser apontado é que as doenças têm como causa a falta da divulgação dos fatores que influenciam no processo saúde-doença. Os entrevistados se dizem doentes quando não estão aptos fisicamente para o trabalho ou quando estão acometidos por algum tipo de dor. No caso das doenças silenciosas, muitas vezes recorrentes na região rural, por não haver prevenção, demoram a receber diagnóstico, já que costumam não apresentar sinais. As diferenças econômicas, sociais e culturais refletem diretamente na maneira de enxergar as doenças. 

Palavras-chave


Representações sociais; doenças; prevenção.

Referências


BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. PHYSIS: Revista Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007.

DURKHEIM, Emile. Representações individuais e representações coletivas. In: Sociologia e Filosofia. São Paulo: Forense, 1978.

MINAYO, M. C. S. (Orgs.). Saúde e doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1998.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2003.