Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Enfermagem escolar: ações que educam para a saúde
Raquel Margarete franzen de Avila, Letícia Moresco, Susana Zandona, Ana Claudia Kirchhof, Aline Delias de Sousa

Última alteração: 2015-12-13

Resumo


Nas instituições de ensino, o tema saúde é abordado por profissionais professores que em sua grande maioria ministram disciplinas da Área de Ciências da Natureza. A abordagem destes assuntos fica baseada no senso comum e não relacionado ao contexto social mais amplo. A escola é um local de aprendizagem, portanto nada mais justo que profissionais da enfermagem trabalhem nesses locais buscando promover educação em saúde. Isso não significa que o enfermeiro está sendo desviado da sua função básica que é prestar uma assistência de qualidade ao paciente, mas sim trabalhar na prevenção ensinando questões básicas de saúde e doença. O Ministério da Saúde e da Educação entende que o trabalho da enfermagem na escola é disseminar a política da prevenção, do cuidado básico e dos bons hábitos de saúde. A Seção de Saúde e do Campus Bento Gonçalves, trabalha educação e a prevenção com foco em práticas com cuidados complementares. A Organização Mundial da Saúde- OMS recomenda incrementar e ampliar pratica de eficácia comprovada, divulgar experiências bem-sucedidas, realizar eventos de integração, intercâmbio e incrementar qualitativa e quantitativamente a inserção das Práticas Integrativas Complementares - PICs, divulgando o uso racional de plantas medicinais. A importância destas plantas na prevenção e cura de doenças foi reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, que as inseriu como opção terapêutica no sistema público de saúde. Este trabalho tem por objetivo relatar ações de educação e promoção em saúde que a enfermagem do IFRS-Campus Bento Gonçalves, vem desenvolvendo juntamente aos programas de extensão e pesquisa, atuando com servidores e estudantes para a realização de ações educativas em saúde. Nos Projetos de Extensão: Programa das Plantas Medicinais, NEABI e Promotores de Saúde, o enfoque fora o cuidado alternativo e complementar, associado ao uso de plantas medicinais, é a alimentação saudável. Com o projeto Resgatando Raízes, o propósito foi voltado às culturas afro e indígena nos ambientes escolares onde se trabalhou a saúde social que é tão importante quanto à saúde corporal. Na pesquisa desenvolveram-se estudos com uso de extratos vegetais como alternativa aos desinfetantes químicos utilizado na produção animal, onde o estudo está voltado ao uso de plantas medicinais no cuidado animal, entendendo que a saúde animal repercute diretamente na alimentação humana e em consequência na saúde. As metodologias aplicadas foram ações educativas no refeitório, oficinas para professores da rede municipal e pais de alunos, capacitação para trabalhadores terceirizados, viagens técnicas, apresentação de trabalhos em mostras técnicas, científicas e congressos. Acredita-se que a enfermagem tem como papel fundamental de orientar na construção de diversos saberes que fomentam o amplo conceito sobre saúde. Cerca de 2800 pessoas já foram atingidas por estas ações num prazo de três anos e esses resultados tendem a elevar-se à medida que surgem novas propostas de trabalho educativo da enfermagem com professores e alunos tanto da comunidade interna do campus quanto com a comunidade externa da região do município de Bento Gonçalves. 

Palavras-chave


Plantas medicinais1; Educação2; Enfermagem3,

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