Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VER-SUS: Relato de Experiência sob o Olhar da Comunicação Pública
Simone Alves de Carvalho

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar minhas observações sobre a vivência no estágio interdisciplinar VER-SUS, pensado sob o olhar da comunicação pública sobre estas atividades, como parte da experiência empírica de minha pesquisa de doutorado. Esta vivência aconteceu nos bairros de Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha (SP) entre 18 de 25 de janeiro de 2015. Nesse período, um grupo formado por universitários do campo da saúde conheceu diversas facilidades que compõem o SUS nesse território e discutiu sobre suas atividades e propostas. O método utilizado é o relato de experiências, através do diário de bordo analítico. Como resultado, pude verificar empiricamente a ausência dos pressupostos teóricos da comunicação pública e a carência dos mesmos no SUS. Essa vivência foi fundamental para a pesquisa de doutorado, pois colocou o objeto de pesquisa em perspectiva, tanto sobre sua abrangência quanto em relação às suas carências comunicacionais. Se o planejamento da comunicação integrada perpassa por todos os tipos de organizações (KUNSCH, 2003), a área da saúde não pode se imaginar como fora desta esfera organizacional. Porém, tanto pela minha experiência profissional no setor quanto pelas observações realizadas nessa vivência, observo grande desarticulação entre a teoria e a prática, pois não se utiliza nem dos pressupostos da comunicação integrada e nem daqueles que ditam a transparência e a accountability na comunicação pública, além do próprio capital social possível na rede (MATOS, 2009). O VER-SUS como programa de formação de graduandos e membros da sociedade civil organizada é muito interessante, especialmente ao ser entendido como um processo orgânico que respeita as decisões coletivas. Considerei importante que muitos participantes fossem de cursos da área da saúde, mas é necessário interagir com interlocutores de outras áreas do conhecimento que também atuam nesse setor.

Palavras-chave


Comunicação pública; Projeto VER-SUS; relato de experiência.

Referências


ELIAS, L.. Como escrever um bom relato de experiência em implantação de sistema de informações de custos no setor público. In I Seminário Regional de Informação de Custos e Qualidade do Gato no Setor Público Região Norte. Belém, março de 2014. Disponível em <http://www.socialiris.org/gerenciador/imagem/arq53274b08b8ec8.pdf>. Acesso em 03 jul. 2015.

 

 

FERLA, A.; LEAL, M.; AMORIM, E.; PIMENTEL; A.; VIEIRA, L.; CHAGAS, R.; ANDRES, B.. VER-SUS Brasil: guia do facilitador. Ministério da Saúde/ Associação Brasileira da Rede Unida. Porto Alegre: Rede Unida, 2013.

 

 

FERLA, A.; MATOS, I. Afinal, o que podem as vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) para a formação na saúde? In: Caderno de saúde coletiva. Ed. especial. Porto Alegre: Rede Unida, 2013. Disponível em <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/83497/000906618.pdf?sequence=1>. Acesso em 06 jul. 2015.

 

 

FERLA, A.; RAMOS, A.; LEAL, M. A história do VER-SUS: um pouco sobre o conjunto das iniciativas que inspiraram o projeto VER-SUS/ Brasil. In: FERLA, A. (et al.) (orgs.). VER-SUS Brasil: caderno de textos. Porto Alegre: Rede Unida, 2013.

 

 

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4ª ed. São Paulo: Summus, 2003.

 

 

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Disponível em http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080.htm. Acesso em 02 jul. 2015.

 

 

MATOS, Heloiza. Capital social e comunicação: interfaces e articulações. São Paulo: Summus, 2009.

 

 

MENDES, F.; FONSECA, K.; BRASIL, J.; DALBELLO-ARAÚJO, M. VER-SUS: relato de vivências na formação de psicologia. In: Revista Psicologia Ciência e Profissão. Vol. 32, No. 1: Brasília, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013>. Acesso em 01 jul. 2015.

 

 

MERHY, E. Ver a si no ato de cuidar: educação permanente na saúde. In: FERLA, A. (et al.) (orgs.). VER-SUS Brasil: caderno de textos. Porto Alegre: Rede Unida, 2013.