Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS TORÁCICAS E ABDOMINAIS ALTAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMUNIDADE
Giana Gislanne da Silva de Sousa, Hádina Diniz Lima Moraes, Vitor Pachelle Lima Abreu, Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Pedro Martins Lima Neto, Livia Maia Pascoal, Priscilla Ingrid de Sousa, Víctor Pereira Lima

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


A extensão universitária é um canal facilitador da implementação de ações que são capazes de ter efeito benéfico e de transformação sobre uma determinada realidade. Nos cursos que abrangem a área da saúde, a extensão é uma importante ferramenta para desenvolvimento de ações comunitárias em saúde. Este trabalho tem como objetivo relatar as contribuições de um projeto de extensão universitária desenvolvido com pacientes cirúrgicos no setor de Clínica Cirúrgica do Hospital Municipal de Imperatriz-MA. Trata-se de um relato de experiência, que consiste em uma pesquisa descritiva que apresenta uma reflexão sobre ações e situações vivenciadas. O método utilizado foi o descritivo e observacional, com abordagem qualitativa, das vivências e contribuições no ano de 2015 do desenvolvimento do Projeto de Extensão de Educação de Exercícios Respiratórios no Pós-Operatório - PEER, vinculado ao curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, desenvolvido no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), no setor de Clínica Cirúrgica. O público alvo do projeto são os pacientes no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais altas, na faixa etária entre 18 a 80 anos. As atividades são realizadas diariamente, e possuem carga horária semanal de 20 horas para assistência aos pacientes admitidos e coleta de dados.  As atividades extensionistas desenvolvidas também estão vinculadas a pesquisa, com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, por parecer de número 629.315.  As ações extensionistas do PEER fundamentam-se em ações assistenciais de visita as enfermarias, anamnese e exame físico detalhado dos pacientes e ações educativas a partir do ensino de exercícios respiratórios e orientações de enfermagem para promoção, prevenção e educação em saúde contribuindo na evolução da recuperação do paciente. Percebe-se que nos primeiros dias (1º a 3º dia de pós-operatório) os pacientes geralmente apresentam alguma alteração do padrão respiratório. A partir da execução dos exercícios respiratórios, realizados para auxiliar na melhora da mecânica respiratória, pouco a pouco, em sua maioria observa-se que essas alterações vão regredindo e o padrão respiratório normaliza-se. Assim, através da educação e execução dos exercícios respiratórios, as incursões respiratórias que antes eram realizadas de forma rápida e superficial e com intenso desconforto, passam a ser mais facilmente executadas, com maior profundidade, maior tempo de duração e maior amplitude. Dessa forma, as orientações de Enfermagem no pós-operatório perfazem também as intervenções educativas do projeto que satisfatoriamente tem contribuído para empoderamento, principalmente no que se refere ao paciente compreender seu estado de saúde e entender a importância de sua corresponsabilização no seu autocuidado e de ser participante direto em sua recuperação. Conclui-se que o PEER através de suas ações tem contribuído com o seu público alvo principalmente através da educação com as orientações de saúde e através dos exercícios respiratórios prevenindo complicações respiratórias, essa pequena parcela de contribuição junto aos demais cuidados realizados pela equipe multiprofissional do HMI, na maioria dos casos, tem proporcionado a melhora do quadro clínico e mais rápida recuperação aos pacientes cirúrgicos.

Palavras-chave


Cobertura em saúde; Procedimentos cirúrgicos; Cuidados de Enfermagem

Referências


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