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Formação de professores para avaliação de atitudes
Última alteração: 2016-10-26
Resumo
APRESENTAÇÃO: A necessidade de aprofundamento da avaliação atitudinal nos cursos de graduação em enfermagem e medicina advém do risco da subjetividade do processo avaliativo, mesmo com critérios previamente estabelecidos e preconizados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Somado a isso, tem-se a dificuldade do estudante e do professor de compreender como se dá esta avaliação nos currículos com metodologias ativas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Para tanto foi realizado pelo Grupo de Avaliação e de Educação Permanente uma oficina de trabalho que envolveu professores e colaboradores dos serviços de saúde que realizam o processo avaliativo nos estudantes dos cursos de medicina e enfermagem de uma faculdade do interior paulista. Foram organizados três encontros de quatro horas semanalmente. No primeiro, foram utilizados dois filmes como disparadores. Cada participante registrou em tarjetas os sentimentos e impressões despertadas, sendo compartilhado com os colegas. Estes foram agrupados e categorizados em quatro núcleos de sentido: papel do professor, avaliação, limites e sentimentos. No segundo encontro foi utilizada a dinâmica "do colar" para a formação de grupos com maior diversidade possível. Cada subgrupo recebeu material sobre avaliação atitudinal (artigos e capítulos de livros) e os formatos contendo os critérios de avaliação utilizados nas diferentes séries dos dois cursos. A partir da discussão em pequenos grupos, elaboraram uma síntese e apresentaram em plenária. No último encontro trabalhou-se com duas questões norteadoras: a) Frente às reflexões e a literatura utilizada como posso mudar minha prática de avaliação de atitudes do estudante? b) Como posso contribuir e o que me motiva fazer esta mudança? Em plenária os grupos socializaram o seu trabalho. Finalizou-se com a avaliação oral e escrita da oficina. RESULTADOS: os participantes sugeriram que: os critérios de avaliação de atitudes sejam elaborados envolvendo todos os atores do processo de ensino e aprendizagem e fundamentados nos referenciais do currículo; que a formação de professores seja por meio de educação continuada e de educação permanente que permitam à reflexão de questões concernentes a avaliação de atitudes. Professores e estudantes precisam compreender os referenciais que sustentam a prática educacional, sendo eles currículo integrado, competência dialógica, metodologias ativas, avaliação, como também a compreensão do código de ética para o desenvolvimento de atitudes; se criem espaços de convivência com momentos de integração, sociabilização e artes para professores, estudantes e funcionários, como possibilidade de desenvolver aspectos afetivos, cognitivos e atitudinais e, finalmente, sugeriram que o produto desta oficina possa contribuir para algumas mudanças e que seria importante um retorno para garantir a motivação dos participantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: observou-se o empenho e o envolvimento dos participantes nas estratégias propostas e na elaboração de um produto, o que reafirma a possibilidade de reprodução da oficina para outros grupos de professores. Considerando que os gestores são peças-chave para promoverem as mudanças necessárias, o produto dessa oficina foi socializado com a diretoria de graduação, coordenações dos dois Cursos e séries, representações do Núcleo de avaliação e educação permanente.
Palavras-chave
Educação; Avaliação atitudes