Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Formação de professores para avaliação de atitudes
Sílvia Franco da Rocha Tonhom, Luzmarina Ap. Doreto Braccialli, Magali Ap. A. Moraes, Maria Cristina G. Costa, Cleber J. Mazzoni, Márcia O. M. Soares

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


APRESENTAÇÃO: A necessidade de aprofundamento da avaliação atitudinal nos cursos de graduação em enfermagem e medicina advém do risco da subjetividade do processo avaliativo, mesmo com critérios previamente estabelecidos e preconizados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Somado a isso, tem-se a dificuldade do estudante e do professor de compreender como se dá esta avaliação nos currículos com metodologias ativas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Para tanto foi realizado pelo Grupo de Avaliação e de Educação Permanente uma oficina de trabalho que envolveu professores e colaboradores dos serviços de saúde que realizam o processo avaliativo nos estudantes dos cursos de medicina e enfermagem de uma faculdade do interior paulista.  Foram organizados três encontros de quatro horas semanalmente. No primeiro, foram utilizados dois filmes como disparadores. Cada participante registrou em tarjetas os sentimentos e impressões despertadas, sendo compartilhado com os colegas. Estes foram agrupados e categorizados em quatro núcleos de sentido: papel do professor, avaliação, limites e sentimentos. No segundo encontro foi utilizada a dinâmica "do colar" para a formação de grupos com maior diversidade possível. Cada subgrupo recebeu material sobre avaliação atitudinal (artigos e capítulos de livros) e os formatos contendo os critérios de avaliação utilizados nas diferentes séries dos dois cursos. A partir da discussão em pequenos grupos, elaboraram uma síntese e apresentaram em plenária. No último encontro trabalhou-se com duas questões norteadoras: a) Frente às reflexões e a literatura utilizada como posso mudar minha prática de avaliação de atitudes do estudante? b) Como posso contribuir e o que me motiva fazer esta mudança? Em plenária os grupos socializaram o seu trabalho. Finalizou-se com a avaliação oral e escrita da oficina. RESULTADOS: os participantes sugeriram que: os critérios de avaliação de atitudes sejam elaborados envolvendo todos os atores do processo de ensino e aprendizagem e fundamentados nos referenciais do currículo; que a formação de professores seja por meio de educação continuada e de educação permanente que permitam à reflexão de questões concernentes a avaliação de atitudes. Professores e estudantes precisam compreender os referenciais que sustentam a prática educacional, sendo eles currículo integrado, competência dialógica, metodologias ativas, avaliação, como também a compreensão do código de ética para o desenvolvimento de atitudes; se criem espaços de convivência com momentos de integração, sociabilização e artes para professores, estudantes e funcionários, como possibilidade de desenvolver aspectos afetivos, cognitivos e atitudinais e, finalmente, sugeriram que o produto desta oficina possa contribuir para algumas mudanças e que seria importante um retorno para garantir a motivação dos participantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: observou-se o empenho e o envolvimento dos participantes nas estratégias propostas e na elaboração de um produto, o que reafirma a possibilidade de reprodução da oficina para outros grupos de professores. Considerando que os gestores são peças-chave para promoverem as mudanças necessárias, o produto dessa oficina foi socializado com a diretoria de graduação, coordenações dos dois Cursos e séries, representações do Núcleo de avaliação e educação permanente.

Palavras-chave


Educação; Avaliação atitudes