Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DOS VERBOS UTILIZADOS EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PELOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UEMS NO MÓDULO TEMÁTICO ABRANGÊNCIA DAS AÇÕES EM SAÚDE
RAFAELA PALHANO MEDEIROS PENRABEL, Rosilene Canavarros Monteiro, Samira Dias dos Passos, Mirella Ferreira da Cunha Santos, Ana Paula Machado

Última alteração: 2016-03-03

Resumo


INTRODUÇÃO: A Taxonomia de Bloom (1956) é um instrumento de classificação de objetivos de aprendizagem de forma hierárquica, e pode ser utilizado para estruturar, organizar e planejar módulos instrucionais. Segundo a Taxonomia de Bloom Revisada (2001), os objetivos são classificados em uma hierarquia de seis níveis cognitivos: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. O desenvolvimento cognitivo deve seguir uma estrutura hierárquica para que os discentes sejam capazes de aplicar e transferir, de forma multidisciplinar, um conhecimento adquirido. OBJETIVOS: Identificar e avaliar a tendência das habilidades cognitivas requeridas dos acadêmicos de Medicina da UEMS, por meio dos verbos selecionados, no módulo AAS. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Foi analisado um total de 42 fichas de objetivos de aprendizagem, dos seis grupos tutoriais, em cada um dos 7 problemas. RESULTADOS: Foram utilizados 206 verbos na construção dos objetivos ao longo do módulo. Os verbos mais utilizados foram Conhecer (22 vezes), Compreender (22 vezes) e Conceituar (21 vezes) pertencentes ao primeiro nível cognitivo: Conhecimento. Em todos os problemas foi observada uma variabilidade de verbos, mas poucas vezes foi observada discordância quanto ao nível cognitivo desses. Desta forma, perceberam-se certa dificuldade quanto ao aprofundamento do conhecimento refletido na pouca utilização de verbos que pertencessem a níveis cognitivos maiores, visto que se trata de acadêmicos do primeiro ano e que o processo de aprendizagem é cumulativo. CONCLUSÃO: O módulo temático analisado propõe um aprofundamento nos conhecimentos trazidos pelos discentes de sua formação secundária, assim, era esperado que a maioria dos verbos utilizados nos objetivos fosse dos dois primeiros níveis cognitivos. Entretanto, este resultado também pode indicar uma reação às dificuldades que os discentes enfrentam na realização das tarefas propostas, pois não percebem ou não possuem uma compreensão adequada do objetivo pretendido, da importância do conteúdo abordado e das técnicas instrucionais utilizadas, além da concordância desses itens com os critérios de avaliação e de recuperação do aprendizado.  

Palavras-chave


Ensino; objetivos educacionais; verbos

Referências


BLOOM, B. S. et al. Taxionomia de objetivos educacionais: 1 domínio cognitivo. 6. ed. Porto Alegre: Globo, 1977.

BLOOM, B. S.; KRATHWOHL, D. R.; MASIA, B. B. Taxionomia de objetivos educacionais: 2 domínio afetivo. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1976.

TAKAHASHI, E. A. S.; JORGE, M. E. N. Ensino e aprendizagem de habilidades efetivas do profissional da aréa da saúde. Colloquium Humanarum, vol. 10, n. Especial, Jul–Dez, 2013, p. 911-918. ISSN: 1809-8207. DOI: 10.5747/ch.2013.v10.nesp.000540.