Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PET-Saúde Redes de Atenção no município de Governador Valadares-MG: relato de experiência de um desenho inovador
Lorena Miranda de Carvalho, Simone de Pinho Barbosa, Marcos Alex Mendes da Silva, Waneska Alexandra Alves, Lélia Cápua Nunes, Nízia Araújo Vieira Almeida, Camila Teixeira Vaz, Patrícia Aparecida Baumgratz de Paula

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) foi instituído pela portaria interministerial nº 421 de 3 de março de 2010 e possui como pressuposto a educação pelo trabalho e a integração ensino e serviço. O PET impulsiona as mudanças na formação, na direção de uma educação fortalecida e orientada pelos princípios do SUS e favorece a configuração de um novo modelo de atenção, centrado no usuário e voltado para as necessidades de saúde da população. Nesse caso, a temática de Redes de Atenção a Saúde (RAS) procurou considerar a possibilidade do trabalho interprofissional, colaborativo e integrado, com vistas ao funcionamento em redes tanto do munícipio quanto de sua Região de Saúde, propiciando aos alunos, preceptores e tutores a capilarização, o fomento, o debate e a percepção do princípio da integralidade no Sistema Único de Saúde. METODOLOGIA: O objetivo do relato de experiência foi narrar a vivência do PET-Saúde Redes de Atenção da Universidade Federal de Juiz de Fora do Campus de Governador Valadares (UFJF-GV), Minas Gerais, sobretudo em relação ao desenho inovador desse projeto no que tange a troca de redes dos alunos em seu decorrer. A escolha das redes participantes foi a partir de uma pesquisa sobre aquelas já existentes. A UFJF-GV foi contemplada com dois grupos tutoriais, inseridos nas Redes Cegonha (RC) e de Atenção Psicossocial (RAPS), no período de agosto de 2013 a julho de 2015. Foi incluído a participação de alunos de todos os cursos de graduação da área da saúde do Campus de Governador Valadares. Os estudantes selecionados, dos cinco cursos de graduação (Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia) atuaram em cenários de aprendizagem dos níveis de atenção primário, secundário e terciário, vivenciando ciclos, que incluíram reconhecimento do serviço, diagnóstico situacional e planejamento estratégico, elaboração de projeto de intervenção, execução de ações e avaliação. Para que houvesse um conhecimento da temática e da dinâmica da RC e da RAPS, os estudantes trocaram de redes após o período de um ano. RESULTADOS: A partir da troca de redes houve a implantação e execução das propostas de intervenção que a princípio pareceu um enorme desafio, que se transformou ao longo da prática em um aprendizado duplamente rico, pois os alunos tiveram que estudar as propostas construídas por outros grupos, o que proporcionou crescimento, desenvolvimento, conhecimento e amplitude do método de trabalho em redes e as necessidades especificas e desafios de cada uma delas. Foram implementadas doze propostas de intervenção que continuaram como ações permanentes nos pontos de atenção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os objetivos do projeto foram alcançados com êxito segundo a avaliação da SGTES/MS, a integração, os produtos referentes a extensão, pesquisa e ensino foram concluídos, o impacto da proposta foi aferida com a aplicação de instrumentos e indicadores de avaliação. Para além disso, a iniciativa de projetos como o PET Saúde se configura como inovadora e ativa no processo ensino-aprendizagem, atuando como dispositivo transformador da prática em saúde e de fortalecimento do SUS.

Palavras-chave


ensino; serviço; integração