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PET-Saúde Redes de Atenção no município de Governador Valadares-MG: relato de experiência de um desenho inovador
Última alteração: 2015-10-22
Resumo
APRESENTAÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) foi instituído pela portaria interministerial nº 421 de 3 de março de 2010 e possui como pressuposto a educação pelo trabalho e a integração ensino e serviço. O PET impulsiona as mudanças na formação, na direção de uma educação fortalecida e orientada pelos princípios do SUS e favorece a configuração de um novo modelo de atenção, centrado no usuário e voltado para as necessidades de saúde da população. Nesse caso, a temática de Redes de Atenção a Saúde (RAS) procurou considerar a possibilidade do trabalho interprofissional, colaborativo e integrado, com vistas ao funcionamento em redes tanto do munícipio quanto de sua Região de Saúde, propiciando aos alunos, preceptores e tutores a capilarização, o fomento, o debate e a percepção do princípio da integralidade no Sistema Único de Saúde. METODOLOGIA: O objetivo do relato de experiência foi narrar a vivência do PET-Saúde Redes de Atenção da Universidade Federal de Juiz de Fora do Campus de Governador Valadares (UFJF-GV), Minas Gerais, sobretudo em relação ao desenho inovador desse projeto no que tange a troca de redes dos alunos em seu decorrer. A escolha das redes participantes foi a partir de uma pesquisa sobre aquelas já existentes. A UFJF-GV foi contemplada com dois grupos tutoriais, inseridos nas Redes Cegonha (RC) e de Atenção Psicossocial (RAPS), no período de agosto de 2013 a julho de 2015. Foi incluído a participação de alunos de todos os cursos de graduação da área da saúde do Campus de Governador Valadares. Os estudantes selecionados, dos cinco cursos de graduação (Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia) atuaram em cenários de aprendizagem dos níveis de atenção primário, secundário e terciário, vivenciando ciclos, que incluíram reconhecimento do serviço, diagnóstico situacional e planejamento estratégico, elaboração de projeto de intervenção, execução de ações e avaliação. Para que houvesse um conhecimento da temática e da dinâmica da RC e da RAPS, os estudantes trocaram de redes após o período de um ano. RESULTADOS: A partir da troca de redes houve a implantação e execução das propostas de intervenção que a princípio pareceu um enorme desafio, que se transformou ao longo da prática em um aprendizado duplamente rico, pois os alunos tiveram que estudar as propostas construídas por outros grupos, o que proporcionou crescimento, desenvolvimento, conhecimento e amplitude do método de trabalho em redes e as necessidades especificas e desafios de cada uma delas. Foram implementadas doze propostas de intervenção que continuaram como ações permanentes nos pontos de atenção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os objetivos do projeto foram alcançados com êxito segundo a avaliação da SGTES/MS, a integração, os produtos referentes a extensão, pesquisa e ensino foram concluídos, o impacto da proposta foi aferida com a aplicação de instrumentos e indicadores de avaliação. Para além disso, a iniciativa de projetos como o PET Saúde se configura como inovadora e ativa no processo ensino-aprendizagem, atuando como dispositivo transformador da prática em saúde e de fortalecimento do SUS.
Palavras-chave
ensino; serviço; integração