Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Ensino da Bioética na formação de Engenheiros Clínicos: relato de experiência
Deisy Vital dos Santos

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: O ensino da bioética em cursos de pós-graduação na área da saúde é uma realidade no Brasil, todavia sua inserção nos novos formatos de especialização, que envolvem outras grandes áreas das ciências, torna-se um desafio instigante, porém adequado a característica elementar da Bioética- a interdisciplinaridade.  A Engenharia Clínica (EC) é uma subárea da engenharia biomédica, atua nos estabelecimentos assistenciais de saúde, suas atividades são baseadas nos conhecimentos de engenharia e de gerenciamento, sendo aplicadas às tecnologias de saúde.  Trata-se de um relato de experiência sobre a ministração da disciplina Bioética em um curso de pós-graduação em EC. A carga horária total da disciplina foi de 17 horas, em uma turma com 36 alunos, de diferentes formações, a saber: engenheiros, tecnólogos, arquitetos, enfermeiros, físico médico, analista de sistema/sistema de informação, biomédicos e administradores. Utilizou-se metodologias ativas, com prioridade para a reflexão e aplicação  do referencial Bioético ao cotidiano do engenheiro clínico. Os conteúdos abordados foram: fundamentos da conduta profissional (ética, moral, valores, deontologia); bioética (gênese, conceituação e enfoques); ética em pesquisa; priorização e o racionamento de cuidados de saúde; integridade científica; interface entre a bioética e os códigos de ética profissional. Foi possível observar a riqueza da discussão interdisciplinar na pós-graduação. Ratificou-se a natureza interdisciplinar da bioética, visto que é possível adequá-la a qualquer contexto que envolva a vida humana, direta ou indiretamente. Obteve-se uma avaliação positiva dos alunos, na perspectiva da aplicabilidade do conteúdo apresentado ao seu labor, porém parte deles não tiveram contato com a bioética durante a graduação.  O desafio de adequar a discussão bioética, ao contexto das diferentes formações da turma de especialistas em engenharia clínica, foi exitoso, comprovando que a formação interdisciplinar enriquece o repertório de discentes e docentes, resultando em profissionais mais aptos a complexidade do setor saúde brasileiro.

Palavras-chave


Ensino; Bioética, Engenharia Clínica

Referências


  • ZOBOLI, Elma Lourdes C. Pavone. Bioética: Gênese, conceituação e enfoques. In: ZOBOLI, Elma Lourdes C. Pavone; OGUISSO, Taka (Org.). Ética e Bioética: desafios para a Enfermagem e a saúde. Barueri, SP: Manole, 2006.p.111-129.
  • FORTES. P. A.C. Reflexão bioética sobre a priorização e o racionamento de cuidados de saúde: entre a utilidade social e a eqüidade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(3) :696-701, mar, 2008.
  • Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466 de 10 de Dezembro de 2012.
  • Biblioteca Virtual da Saúde-BVS. 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/161engenharia_clinica.html