Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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OLHARES VERSUSIANOS: PERCEPÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO VER-SUS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Adriano da Costa Pereira Barbosa, Camila Tenório Ferreira, Daianny de Paula Santos, Erika Karla Gomes Araújo

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A edição de inverno das Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) - Zona da Mata Paraibana ocorreu entre os dias 27 de julho a 02 de agosto de 2015, contando com a participação de estudantes, residentes e profissionais de áreas interdisciplinares, realizado na rede de serviços de saúde dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Conde e zonas rurais da zona da mata da Paraíba. A experiência propôs um aprendizado teórico-prático de modo a compartilhar experiências e vivências em comunidades específicas e serviços de saúde, dialogando saberes e práticas em saúde popular para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). METODOLOGIA: A vivência foi construída com base no método Josué de Castro, onde os participantes tornaram-se coautores dessa imersão, construindo uma gestão democrática dos espaços de discussão, bem como nos trabalhos em grupos, tarefas de auto-organização e cuidados com o outro. Os dias de estágio foram divididos primeiramente em plenárias de formação sobre os temas: reforma sanitária, opressões, SUS, formação acadêmica; seguido de visitas em grupos aos setores da baixa à alta complexidade na rede SUS local e visita ao campo rural. As visitas eram acompanhadas por uma dupla que cumpria o papel de facilitar a observação e discussão sobre as vivências, fomentadas por embasamento teórico por meio de leitura de textos em pequenos grupos, de um caderno disponibilizado pela comissão organizadora. Impactos: O VER-SUS Zona da Mata paraibana conseguiu reafirmar a saúde como direito social, fortalecendo uma consciência da importância do Movimento de Reforma Sanitária, e sua importância para o fortalecimento da cidadania e a relação Estado/Sociedade no contexto do direito à saúde. Ao promover o debate sobre funcionamento do SUS, seus princípios e diretrizes, referenciando as práticas pedagógicas e as lutas sociais do campo da saúde e de populações historicamente excluídas, fomentou o desejo de construção de um projeto de sociedade includente, democrática e plural. Além disso, foi capaz de problematizar situações éticas-políticas para os processos de transformação da saúde, refletindo acerca do papel social das pessoas enquanto agentes construtoras e modificadoras da sociedade, e a prática multiprofissional e interdisciplinar na saúde. Considerações finais: A imersão de estudantes de saúde no VER-SUS Zona da Mata paraibana, com foco em uma metodologia participativa, sugere que embora seja preconizado que os currículos de saúde tragam em sua matriz disciplinas como saúde coletiva e saúde pública, o mesmo não tem se mostrado suficiente na prática. Além disso, a vivência evidenciou a importância de uma educação que integra os sujeitos ao processo de construção do saber construído horizontalmente, e a relevância dos movimentos organizados como estratégia de resistência e transformação social. As impressões desta experiência revelam ainda que, o campo da prática e estágios de vivência é importantíssimo no processo de formação humanizada de profissionais de saúde, ao colocá-los em contato com diversas realidades do povo brasileiro.