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O cenário amazônico na formação de profissionais de saúde: VER-SUS, um relato de experiência
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: O território nacional é marcado por diferentes culturas, sendo que, cada região possui suas peculiaridades visuais e históricas de acordo com cada estado. O Amazonas é constituído por 62 municípios onde seu principal meio de transporte é por via fluvial e abrange grandes recursos naturais. O VER-SUS: Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde, tem papel importante na formação de acadêmicos multidisciplinares, buscando inserir os viventes no cenário amazônico, para incentivar os mesmos na capacitação de assistência, realizando manobras que adequem as teorias ministradas em sala de aula com as características culturais, assim, mantendo as raízes locais dos lugares alcançados. Mesmo com as restrições de locomoção, os locais ditos isolados conseguem exercer com eficácia a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde, entretanto, há municípios com insuficientes instrumentos de trabalho que, ainda assim, conseguem manuseá-los com maestria por profissionais de boa vontade. Desta forma, essas notoriedades podem ser percebidas a partir da disposição em colocar o vivente no contexto proporcionado pelo projeto. Mostrando que a realização da promoção de saúde acontece de forma positiva se objetivos forem almejados. Com objetivo de relatar a experiência com vivenciada por acadêmicos multidisciplinares nos municípios do Amazonas, apontando as diferenças culturais e a importância da percepção dos acadêmicos para reflexão da necessidade do usuário e suas restrições culturais, baseado nas suas necessidades. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizada durante a vivência por 96 acadêmicos selecionados, em 12 municípios do estado do Amazonas entre os dias 08 à 15 de agosto de 2015. Universitários do curso de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Saúde Coletiva, Odontologia, Engenharia e Farmácia são divididos em grupos multidisciplinares para vivenciar os serviços de saúde, observando o suporte e a atenção à saúde que atua nos municípios e desde já buscar estratégias que deem qualidade nos serviços. Resultado: Durante os sete dias de vivência, fora possível conhecer as funções de cada profissão inserida no grupo e a realidade que os municípios com menor estrutura física, com dificuldades de locomoção, inserção de assistência por restrição de cultura, ou na gestão limitada possuem. Na devolutiva oferecida para os demais participantes apresentaram-se atividades realizadas nos municípios, como ações relacionadas com educação em saúde, palestras, visitas em comunidades rurais e indígenas, tendo a oportunidade de transmitir ao grupo novas perspectivas para um atendimento diferenciado a culturas tradicionais e conhecimentos empíricos que somam na assistência humanizada, preconizado pelo Ministério da Saúde. Considerações finais: O acadêmico baseado nesse tipo de vivência soma experiências profissional e pessoal. A formação de um trabalho no processo mudanças na qualidade de saúde baseia-se no conhecimento da história para análise das dificuldades da implantação de saúde, onde pode ser pelo fator geográfico, cultural ou pelos costumes da população. Os futuros profissionais incentivados pelo projeto, sabendo disso, terão a capacidade de traçar estratégias de qualificação para os princípios básicos e necessários a manutenção à vida.
Palavras-chave
Versus Diferenças Culturais Formação