Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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REATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÃO ACADÊMICA SOBRE AULAS PRÁTICAS DE SAÚDE DA CRIANÇA I REALIZADAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM CAMPO – GRANDE – MS
Mayra Alves Meireles, Amanda castelo Girard, Geise Hellen Mamedes SILVA, Ariele Santos COSTA, Hullyana Aguiar SILVA, Natália Matos TEDESCO, Karina Cândia Silva, Leila Foerster MEREY

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: A disciplina de saúde da criança I (SACRI I), faz parte da estrutura curricular do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como objetivo geral, conhecer as linhas de cuidado da atenção integral da saúde da criança do período pré-concepcional aos 2 anos de vida, por meios das principais abordagens fisioterapêutica de cuidados à Saúde da criança, ministrada pela Prof. Dra. Daniele de Almeida Soares e Prof. Dra. Leila FoersterMerey. Descrição: Nas aulas práticas de SACRI I, fomos a dois locais distintos dentro do Hospital universitário (HU) de campo grande, primeiramente fomos ao alojamento conjunto, onde se encontra bebês a termos sem intercorrências, onde avaliamos os reflexos dos recém-nascidos e realizamos ações de educação em saúde com as mães referente ao aleitamento materno, limpeza do coto umbilical, além de esclarecer as demais dúvidas que surgiam. Posteriormente fomos à Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) onde realizamos atendimentos aos recém-nascidos que estavam internados no local. Nos atendimentos fazíamos avaliação respiratória do recém-nascido, estimulação sensório motora, mobilização passiva e posicionamento nos berços ou incubadoras. A cada semana, durante as aulas, dois alunos acompanhavam os atendimentos na UTI NEO, realizado pela fisioterapeuta do hospital. As aulas práticas foram realizadas no HU de campo grande, uma vez por semana, nas quartas-feiras, das 09:00 as 11:00 horas. Sendo parte realizadas na UCIN e as demais na UTI – NEO. Os alunos foram   divididos em grupos de 3 pessoas, onde cada grupo ficava responsável pelo atendimento de um bebê, sempre fomos acompanhados por um professor durante as intervenções. Impactos: No decorrer do curso  tivemos contato apenas com pacientes adultos, os quais expressam dor, incômodo, satisfação, entre outros sentimentos, muitas vezes verbalmente, o que não ocorre com a faixa etária abordada durante as aulas práticas de SACRI I, desse modo, no início ficávamos  um pouco apreensivos em realizar manobras e posicionamentos, pelo fato dos bebês parecerem ser frágeis, mas com o decorrer da disciplina com o  apoio dos professores que nos acompanhavam e das colegas do grupo alguns desafios foram vencidos e o manejo melhorou Com isso,  conseguimos desenvolver competências e habilidades específicas que nos fez melhorar nossa confiança durante os atendimentos. É muito importante sair da sala de aula e ir à campo, pois os acadêmicos conhecem outros cenários de prática e desenvolvem habilidades que não seriam desenvolvidas durante as aulas teóricas, outro ponto positivo é o trabalho em equipe, essa vivência possibilita troca de conhecimento entre os alunos, professores e/ou profissionais envolvidos no processo de formação. Considerações finais: Durante a disciplina, tivemos a oportunidade de vivenciar o um pouco do funcionamento e a rotina de trabalho no ambiente hospitalar durante, isso despertou em mim, o interesse nessa essa área de atuação profissional mesmo achando a disciplina desafiadora. A integração ensino – serviços à comunidade é importante no processo de formação dos profissionais de saúde e com certeza essa vivência influenciará diretamente no cuidado que será oferecido aos pacientes durante a vida acadêmica e futuramente profissional.