Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PRECEPTORIA EM UMA UNIDADE HOSPITALAR: A PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE COMO ANALISADOR DA INSTITUIÇÃO FORMAÇÃO EM SAÚDE
marcelle martins de morais sanches, Lucia Cardoso Mourão, Ana Clementina Vieira de Almeida

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Nesta pesquisa realizada durante o Curso de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde refletimos sobre a formação pedagógica em saúde através das ações de preceptoria, realizadas em uma unidade hospitalar do município de Duque de Caxias – RJ. A dificuldade dos profissionais de saúde em exercerem a função de preceptores no cotidiano de suas práticas, de maneira à contribuir com a formação do estudante de graduação e pós graduação em saúde que aí busca sua profissionalização é o desafio cotidiano desses sujeitos, que necessitam conciliar as atividades diárias de cuidado e gestão, com as de preceptoria. As mudanças conjunturais que exigem implementar novas políticas de formação profissional na saúde, busca a integração entre os serviços de saúde e a academia, mas para tanto, é necessária a realização de uma formação e/ou uma aproximação de uma cultura pedagógica para os profissionais de saúde exercerem com competência, além das funções técnicas que lhe são atribuídas, uma prática de aprendizagem crítico-transformadora. Há hoje uma grande preocupação em relação à competência dos profissionais de saúde para atuar como preceptores. Na prática observa-se que os preceptores, assim como a maioria dos docentes universitários, dominam os saberes profissionais, o que é essencial para qualquer tipo de formação, mas não aplicam com propriedade os saberes pedagógicos, necessários à organização de ações formativas, tais como a compreensão dos objetivos dos diversos processos de ensino-aprendizagem e as diferentes modalidades de avaliação. Atuam de maneira intuitiva, reproduzem modelos de formação pelos quais vivenciaram quando alunos, confundindo transmissão de informação com ensino. Entendendo-se a preceptoria, como uma ação voltada ao ensino em situações clínicas reais no próprio ambiente de trabalho, destaca-se a preceptoria como processo capaz de favorecer práticas reflexivas e de gestão coletiva do trabalho alinhada à educação permanente. Diante da problematização realizada sobre o cotidiano das práticas de preceptoria na formação dos profissionais de saúde, definimos como objetivo geral deste estudo analisar o processo de institucionalização da preceptoria em saúde em uma unidade hospitalar geral do município de Duque de Caxias, visando contribuir para a capacitação dos profissionais de saúde no exercício das funções de preceptoria e o consequente ensino de qualidade no serviço. O referencial teórico-metodológico selecionado para apoiar essa reflexão é o da Análise Institucional, pois tem por objetivo compreender uma determinada realidade social e organizacional, a partir dos discursos e práticas dos sujeitos. Os dados coletados foram analisados à luz dos conceitos de instituição, nos seus momentos instituinte, instituído e de institucionalização; de implicação e de analisador, concebidos pela Análise Institucional Francesa, preconizadas por René Lourau e George Lapassade. Com o resultado deste estudo visamos contribuir para ampliar o conhecimento sobre a formação em saúde como prática inerentemente desenvolvida no cotidiano dos profissionais de saúde. METODOLOGIA: Este estudo com abordagem qualitativa tem desenho socioclínico institucional que lança mão dos conceitos da Análise Institucional, na perspectiva da análise das práticas profissionais em saúde. A abordagem socioclínica institucional são intervenções que envolvem atividades de análise de grupo, acompanhamento das práticas profissionais e atividades de pesquisa. O estudo foi realizado em uma instituição pública de saúde, do Município de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro, no período de setembro de 2013 a agosto de 2015. Os sujeitos da pesquisa envolvidos foram os profissionais de saúde contratados ou servidores, que exercem ou exerceram função de preceptor na unidade hospitalar escolhida. Realizamos a coleta de dados através de entrevista semiestruturada, de uma oficina de trabalho com os preceptores selecionados, em setembro de 2014 e das anotações das pesquisadoras em um diário de pesquisa. Da análise dos dados coletados e à luz dos conceitos de instituído, instituinte, institucionalização, implicação e analisador, sistematizamos os eixos temáticos que denotam o papel do preceptor na unidade hospitalar e como sua atuação influencia na instituição formação em saúde e identificamos o analisador que permitiu a instituição preceptoria em saúde falar. Resultados: Da leitura e releitura dos dados produzidos, emergiram os seguintes eixos temáticos que foram objeto de reflexão sobre o papel do preceptor na unidade hospitalar e como sua atuação influencia na instituição formação em saúde à luz dos conceitos apresentados: o ser preceptor, satisfação em receber graduandos, dimensões do exercício do preceptor: prática reflexiva x produtivismo/produtividade, Institucionalização da preceptoria, o desenvolvimento do estágio de acordo com as características dos acadêmicos. A partir da análise desses dados, a pesquisadora identificou dois analisadores que permitiram a instituição preceptoria em saúde falar: Convite aos preceptores na participação da pesquisa e o tempo como fator determinante na preceptoria. Tanto os eixos quanto os analisadores foram analisados à luz do referencial da análise institucional francesa Lourau-lapassadeana, sobretudo a partir dos conceitos de instituído, instituinte, institucionalização, implicação e analisador.  Considerações Finais: A partir do referencial teórico metodológico da Análise Institucional, entendeu-se a preceptoria como uma instituição que em seu movimento dialético, envolve o confronto entre os aspectos instituídos e instituintes na prática dos preceptores, revelando sua institucionalização a partir da criação de uma nova ordem ou da transformação da instituição preceptoria já existente. A preceptoria em saúde é uma função educativa que é exercida no processo de trabalho dos profissionais. Neste estudo o conceito de preceptoria é tomado como uma ação implicada dos sujeitos que tem a responsabilidade com a consolidação dos pressupostos do Sistema Único de Saúde. A ação dos preceptores não são neutras e necessitam estar em constante análise. As contribuições trazidas pelos participantes sobre as possíveis maneiras de melhorar a preceptoria nos hospitais públicos onde o ensino é realizado a partir das práticas assistenciais podem ser parte integrante da formação de todo profissional de saúde. A implementação dessa política poderá contribuir para a formação e desenvolvimento de competências desses profissionais e dos acadêmicos que são ensinados por eles, além de uma aproximação maior entre os diferentes profissionais que exercem a função de preceptoria. Espera-se com isso que o programa de preceptoria se desenvolva com maior adesão por parte dos profissionais e que os mesmos se sintam acolhidos pela Instituição e possam se enxergar na importância desse processo.