Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PROGRAMA “PRÁTICAS INTEGRAIS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA (PINAB)”: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PELA EDUCAÇÃO POPULAR
Renan Soares de Araújo, Ana Paula Maia Espíndola Rodrigues, Elina Alice Alves de Lima Pereira, Ana Claudia C. Peixoto Vasconcelos, Pedro José Santos Carneiro Cruz

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB)”, vinculado ao Departamento de Promoção da Saúde e ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), constitui uma experiência de Extensão Universitária pela Educação Popular, desenvolvida desde o ano de 2007 com ações voltadas à Promoção da Saúde e à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em comunidades no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa-PB. O PINAB organiza suas ações em grupos operativos construídos de maneira compartilhada com as equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, tais como: Puericultura: que busca promover a saúde das crianças, a partir de encontros com a proposta de viabilizar uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento, levando em consideração sua família e o meio social no qual está inserida; HiperDia: que desenvolve através de encontros o acompanhamento sistemático de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, com o propósito de discutir criticamente a respeito de questões e/ou problemáticas relativas a estas doenças e seus condicionantes, com vistas a potencializar o empoderamento e a autonomia dos usuários; Saúde Mental: que traz a proposta da leveza, humanização, escuta e diálogo horizontal nas estratégias de cuidado em saúde de maneira tanto agradável quanto preventiva, educativa e reflexiva, uma iniciativa da residência médica e dos profissionais apoiado pelo Programa, com o objetivo de problematizar a realidade e o uso abusivo de psicotrópicos e promover melhora na qualidade de vida dos usuários; Horta Comunitária: ação protagonizada por moradores e lideranças populares locais, delineada como espaço comunitário de problematização da realidade e estímulo à alimentação saudável, sustentabilidade, participação popular, Direito Humano à Alimentação Adequada, dentre outros elementos intrínsecos ao campo da SAN; Espaço de Diálogo: estratégia de potencialização da participação local em saúde nas comunidades assistidas pela USF, sendo este resultado de uma experiência de efetivação do controle social e do exercício da cidadania, o qual através de encontros mensais entre usuários, trabalhadores locais e gestão de saúde, pretende-se, a partir de rodas de conversa, favorecer o diálogo entre todas as partes, de modo que todas as pessoas se expressem e sejam ouvidas, expondo suas inquietações e anseios em relação aos problemas sociais cotidianos do serviço e do território, com vistas à formulação de estratégias de superação dos desafios e problemáticas elencados; Escola: que desenvolve práticas educacionais em saúde no contexto da formação escolar visando a Promoção da Saúde, especialmente através da Alimentação Saudável, da Participação Popular e da SAN; e Idosos: o qual insere extensionistas em uma instituição de longa permanência com intuito de viabilizar espaços de convivência que gerem a partir da humanização e amorosidade, estratégias de cuidado, reflexões acerca do regaste e valorização das memórias, mediante o encontro entre gerações. Essas diferentes frentes são planejadas e desenvolvidas com sujeitos da comunidade, da equipe da USF e de alguns equipamentos sociais do território. Além disso, contempla outros eixos, como as visitas domiciliares, as quais consistem em estratégias que envolvem vivências nas famílias do âmbito comunitário, nas dimensões do cuidado e da criação de vínculos afetivos com a população, buscando sentir e enxergar o contexto sociocultural e econômico das famílias, enfatizando desde as relações interpessoais e as singularidades, até aspectos mais abrangentes como: condições de trabalho, alimentação, moradia, educação, cultura e justiça. O PINAB ainda inclui em suas ações o apoio ao Movimento Popular de Saúde da Paraíba (MOPS-PB) e à Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS-PB), auxiliando e estreitando vínculos com os participantes em suas ações, incentivando a sistematização e visibilidade das experiências dos protagonistas populares desses espaços a partir da construção de materiais audiovisuais. Além disso, o apoio do Programa à dimensão da Participação Social é realizado por meio de um mapeamento dos mais diversos níveis de participação popular e social nos distritos sanitários do município de João Pessoa – PB, objetivando, com estes dados, mobilizar um Fórum Permanente de Participação e Educação Popular. No campo da SAN, destaca-se também o recente processo de construção de um Fórum no território, para que o tema receba enfoque e que a população receba maior formação de forma participativa e horizontal, incluindo ainda formações com professores de escolas públicas da região; a promoção de um curso de SAN na comunidade, correspondendo a promoção de ações formativas para fomento a práticas sociais de combate à fome e à pobreza junto aos grupos populares locais, envolvendo os Agentes Comunitários de Saúde como multiplicadores deste conhecimento, leva ao ambiente de nossos trabalhos experiências, aprendizagens, reflexões e problematizações coerentes com a realidade, os saberes e a cultura popular local. Esse conjunto de frentes de atuação se dá com as equipes da USF, as quais apoiam os espaços de discussões e planejamento das diferentes ações, ainda em parceria junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos e a Instituição de Promoção do Ancião, instituição de longa permanência do território. A operacionalização da gestão colegiada do Programa se dá a partir de distintos espaços, como as reuniões de planejamento na UFPB, em que os grupos se reúnem para organizar suas atividades; reuniões de formação, constituindo momentos de discussão teórica sobre temáticas relacionadas ao cotidiano das ações; e reuniões semanais com a comunidade, visando à socialização e planejamento das ações de forma compartilhada. Participam da gestão das ações do PINAB: graduandos, docentes, pós-graduandos, trabalhadores de saúde e educadoras populares comunitárias. Por meio desse conjunto de trabalhos sociais, o PINAB intenciona promover exercícios emancipatórios no contexto comunitário, por meio da reflexão crítica da realidade social, incluindo o reconhecimento da alteridade e dos sentidos do outro e o enfrentamento dos determinantes sociais em saúde. Como resultados dos processos desenvolvidos, percebe-se contribuição do Programa na formação de profissionais com postura crítica e humanística, compromissados com as causas sociais populares, particularmente no que tange à garantia da saúde e da alimentação como direito, bem como quanto ao enfrentamento sistemático da fome e da extrema pobreza. A atuação ainda tem favorecido espaços de discussão e de exercício de práticas para promoção da saúde de forma integral e interdisciplinar. Além disso, as experiências, inquietações e reflexões vivenciadas vêm incentivando a problematização e sistematização das ações nas mais diversas formas de produção científica como artigos publicados em periódicos, monografias de conclusão de curso, teses de doutoramento, livros e apresentações em congressos. Ademais, há a preocupação da articulação com atividades de ensino, na medida em que promove uma disciplina complementar obrigatória no curso de Medicina, com o tema: "Práticas Integrais de Educação e Promoção da Saúde" e um Curso de Extensão construído a partir de reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP), intitulado “Educação Popular na universidade”. Com isso, além dos resultados observados nas diversas frentes, como o vínculo entre os sujeitos, o estímulo à participação social, a problematização da realidade local e a construção compartilhada, observa-se no âmbito acadêmico, o fortalecimento da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e o exercício processual de uma universidade comprometida socialmente, que inclui em sua agenda a transformação social por meio de uma construção que se dá pelo encontro com o outro, de maneira compartilhada e respeitadora dos saberes, particularmente aqueles das práticas populares e dos sujeitos do mundo comunitário.

Palavras-chave


promoção da saúde; ação intersetorial; relações comunidade-instituição