Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: DESAFIOS À CONSTRUÇÃO DE REDES ENTRE O MUNDO ACADÊMICO E O MUNDO DO TRABALHO EM SAÚDE
GISELE IOPP MASSAFERA, SIMONE EDI CHAVES

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


APRESENTAÇÃO: A partir de um amplo debate na sociedade brasileira, surgiu uma proposta de política pública estimulada pelo movimento sanitário que se institucionalizou e foi acolhida na Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS). (BRASIL, 1988). Como pressuposto conceitual o SUS define que a saúde é um direito de todos e um dever do estado, sendo que seus princípios e diretrizes defendem a atenção integral em saúde, a equidade, universalização do acesso com participação popular. Assim, espera-se que as ações e políticas de saúde possam, em alguma medida, atuar em um modelo assistencial que atenda as necessidades básicas da população, que seja descentralizado e que se fortaleça em uma rede articulada de serviços. (BRASIL, 1988). Para tanto, ao longo deste tempo de implementação do SUS tem se trabalhado numa perspectiva de atenção à saúde – de cuidado, que seja baseado no princípio da integralidade. Para isto, às políticas públicas tem apostado numa reorganização do modelo de atenção, fortalecendo a articulação entre os serviços, ou seja, promovendo a implantação das redes de atenção à saúde (RAS's). Esta proposta permite ofertar segurança e qualidade no atendimento à saúde da população, no tempo certo, com custo certo e com responsabilização sanitária e econômica na população adscrita. (MENDES, 2011). Além das RAS's, subentende-se a necessidade do aprimoramento na qualidade da formação dos profissionais de saúde, visto que na Constituição Federal de 1988, artigo 200, inciso 3 atribui ao SUS a ordenação a formação na área da saúde. Para que ocorra esta formação e o desenvolvimento dos trabalhadores desta área, deve haver o envolvimento das três esferas de governo, das instituições de ensino, dos serviços de saúde e do controle social. (BRASIL, 2009). Para Ceccim e Bilibio (2002) há registros de investimentos na formação em saúde introduzindo a relevância da articulação ensino-serviço, porém, pouco se descreve sobre a articulação entre ensino-serviço-gestão-controle social articulado com as graduações na área de saúde. Este entrelaçamento é definido pelos autores como “O Quadrilátero da Formação”, termo descrito como “Construção e organização de uma gestão da educação na saúde integrante da gestão do sistema de saúde, redimensionando a imagem dos serviços como gestão e atenção em saúde e valorizando o controle social”. Para estes mesmos autores, o investimento não deve estar voltado apenas para um setor. O entrosamento entre a comunidade, a gestão seja ela pública ou privada e os docentes, devem estar em constante alteridade, engajados em um mesmo propósito, o da melhoria na saúde da população, ou seja, novas propostas de uma saúde equânime e de qualidade para todos. Para isto, se fazem necessários estudos e discussões mais aprofundados, vislumbrando articulação entre as quatro faces do quadrilátero (ensino, gestão, atenção e controle social), pois se acredita que a partir desta junção, novas ideias serão expostas partindo da formação, conhecimento e vivência de cada profissional, principalmente na escuta dos atores que compõe o controle social. Objetivos: o objetivo do estudo é propor um Plano de Ação para o fortalecimento de rede de saúde articulada na perspectiva do Quadrilátero da Formação no município de Pato Branco – PR. Objetivos específicos: Identificar de que modo funciona a rede de saúde na perspectiva do quadrilátero da formação do município tendo como escuta os atores que compõe as faces o do quadrilátero da formação em saúde; Mapear os nós críticos da rede no município de Pato Branco – PR e as pautas necessárias para efetivar as agendas na perspectiva da integração ensino-serviço tendo como escuta os atores que compõe o conceito do quadrilátero da formação em saúde. A escolha do tema justifica-se pela vivência da mestranda como protagonista na formação de profissionais de saúde como coordenadora de um Curso de Graduação de Bacharelado em Enfermagem no município de Pato Branco, onde se preocupa em formar cidadãos críticos, reflexivos, humanistas, mas que atendam e conheçam todos os princípios e diretrizes do SUS, resultando em profissionais preparados para atender as necessidades da população. Para isso, percebe-se que a relação ensino-serviço-gestão e controle social devem estar imbuídos neste processo. METODOLOGIA: A pesquisa terá abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. O local de escolha para desenvolvimento da pesquisa será o município de Pato Branco – PR, o qual está localizado no sudoeste do Estado do Paraná com área total de 539,029 Km2 e população estimada de 78.136 habitantes. (IBGE, 2014). Todos os participantes estão vinculados com o serviço público de saúde do município em estudo e com as instituições formadoras que atuam com atividades acadêmicas nestes serviços. Serão quatro usuários que representarão o segmento controle social onde serão escolhidos de modo aleatório, quando estiverem em atendimento nos serviços de saúde do município. Serão entrevistados quatro enfermeiros que correspondem ao segmento da atenção à saúde, que atuam em unidades básicas de saúde, que recebem estudantes e docentes da instituição formadora. Quatro docentes, representando o segmento formação que atuam em atividades práticas nas unidades básicas do município. E, finalmente, quatro gestores dos serviços de saúde do município, representando o segmento gestão. Os dados serão coletados por meio de entrevista semiestruturada. As entrevistas serão agendadas previamente, gravadas e serão realizadas fora de horário de trabalho ou em momentos que não comprometam a atuação dos participantes. Quanto aos aspectos éticos da pesquisa, estão baseados na resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde (Brasil, 2012), que estabelece os parâmetros éticos para realização de pesquisas com seres humanos. Todos os participantes da pesquisa receberão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), informando a natureza do estudo e garantia de anonimato e desistência da participação em qualquer momento da pesquisa. Seus nomes serão preservados, sendo utilizados fictícios. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que com este trabalho, os nós críticos da rede de saúde do município, sejam pontuados e posteriormente com a aproximação da Instituição de Ensino, com os Serviços de Saúde e os usuários do município sejam estabelecidas estratégias de melhorias para a saúde da população. A vivência da mestranda contribuirá nas propostas para as melhorias bem como no comprometimento de formação de enfermeiros com olhar crítico sobre a saúde, preocupados em atender as necessidades sociais com ênfase no SUS assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e a humanização do atendimento.        

Palavras-chave


Redes de Saúde; Quadrilátero

Referências


Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado Federal;1988.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro,  v. 15, n.5, Ago. 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232010000500005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 Agost.  2015.

CECCIM, R. B; BILIBIO, L. F. S. Observação da educação dos profissionais da saúde: evidências à articulação entre gestores, formadores e estudantes. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Observatório de Recursos Humanos em Saúde no Brasil: estudo e análises. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002, p. 343-372.

BRASIL. Resolução Nº466, de 12 de Dezembro de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun 2013. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em 15 Agost 2015. Ministério da Saúde: 2012 d.