Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE DO HOMEM: A EXPERIÊNCIA EM UM ASSENTAMENTO DO MST NA BAHIA
Lucciano Magnavita Pinheiro, Daniel Andrade Barreto de Sousa, David Ramos da Silva Rios, Maria Contantino Caputo

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: A extensão universitária, no contexto da saúde, pode favorecer uma formação diferenciada, ao possibilitar a inserção de estudantes em contextos e realidades que demandam uma análise global de determinadas situações, requerendo, portanto, uma reflexão ampla sobre os seus determinantes, o que extrapola a visão puramente biológica do viver. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar o relato de experiência de estudantes de medicina, participantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) "Promoção da Saúde e Qualidade de vida”, realizada pela Universidade Federal da Bahia, no Assentamento Baixão, em Itatiba. A participação dos estudantes consistiu na elaboração, execução e avaliação da oficina “Saúde do Homem”. A oficina foi estruturada a partir da demanda da população masculina do assentamento e,  se desenvolveu através de uma roda de conversa, baseada na metodologia da problematização e fundamentada na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. As ações realizadas buscaram por meio da escuta qualificada, exaltar as experiências e vivências dos assentados sobre questões como: a prevenção e o tratamento de doenças da próstata e sexualmente transmissíveis; as percepções dos participantes sobre o câncer de próstata; a garantia do acesso aos serviços de saúde; os costumes locais para o tratamento das doenças do homem, dentre outros. Mediante o desenvolvimento da oficina foi possível estimular a reflexão dos participantes acerca da importância da luta pelo direito à saúde e das ações de prevenção. Os estudantes, por sua vez, puderam pensar sobre a importância do respeito a subjetividade e a autonomia dos sujeitos, no processo de saúde-doença, levando-se em consideração o meio no qual estes estão inseridos.  Atividades como esta mostram-se relevantes ao contribuir para a formação de médicos críticos e reflexivamente capacitados a atuar em diferentes níveis de atenção.

Palavras-chave


Extensão Universitária; Promoção da saúde; Educação Popular

Referências


AYRES, J.R.C.M. Sujeito, intersubjetividade e práticas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, n. 1, 2001, p. 63- 72.

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? . Interface. Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu/SP, v. 2, n. 2, 1998, p. 139-154

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Brasília, 2008.

BUSS,PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência e Saúde Coletiva 5(1):163-177, 2000.

Gaia MCM. Saúde como prática da liberdade: as práticas de famílias em um acampamento do MST e o desenvolvimento de estratégias de educação popular em saúde [Dissertação de Mestrado]. Belo Horizonte: Centro de Pesquisa René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz; 2005.

MATTOS, R. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: PINHEIRO, R. & MATTOS, R. (Orgs.) Os Sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado em Saúde. 4ª ed. Rio de Janeiro: Cepesc/IMS/Uerj/Abrasco, 2005.

VALLA,VV. Educação popular, saúde comunitária e apoio social numa conjuntura de globalização. Cadernos de Saúde Pública 15(Sup. 2):7-14. 1999.