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DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA AO NÚCLEO INTERPROFISSIONAL: DOCÊNCIA NO FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO PARA O SUS
Última alteração: 2015-10-31
Resumo
APRESENTAÇÃO: Atualmente está pautada toda a importância da formação dos profissionais de saúde voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS), em sua dinâmica de trabalho em equipe e interprofissional. É nesta lógica que atua a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da UPE, que oportuniza seus residentes, em um estágio de docência, praticar o ensino para estudantes de graduação. Uma das disciplinas disponíveis é o Módulo interprofissional, obrigatório para os primeiros períodos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Saúde coletiva e Odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE), que unifica os cursos objetivando, no início de suas formações, a visualização do recorte de trabalho que terão na atuação profissional, em equipe. A atuação do residente, como tutor, na docência do Módulo é de uma importância ímpar, tendo em vista todo o crescimento mútuo que será construído juntamente com os graduandos e com os demais tutores. As atividades pedagógicas nesta unidade curricular acontecem a partir de uma abordagem metodológica focada na crítica da realidade, na busca pela conscientização, no desenvolvimento de um processo onde o sujeito torna-se capaz de apreender a unidade dialética entre ele e o objeto de ensino. METODOLOGIA: Portanto, a problematização da prática social é a opção adotada para trilhar-se, conjuntamente com os alunos, este caminho, como forma de desenvolver integradamente os objetivos de aprendizagem: cognitivos, afetivos e psicomotores. Assim, as atividades teóricas e práticas são precedidas por planos de aulas que busquem a construção do conhecimento de forma ativa e participativa entre docentes (professor e preceptor) e discentes. São realizadas atividades de reflexão/concentração e prática/dispersão, onde as de dispersão (encontro com a realidade) servem como ponto de partida para problematização, que orientará a teorização e construção dos conceitos nos momentos de reflexão, integrando teoria e prática, de acordo com a roda construída a partir do Arco de Maguerez. Os acompanham nos cenários de práticas que são os Equipamentos da Atenção Primária em Saúde (Programa Academia da Cidade, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Programa Saúde na Escola, Programa de Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde) do território das Unidades de Saúde da Família do Município de Recife. As vivências são orientadas por instrumentos, roteiros de observação, que possibilitam a identificação da realidade do trabalho em equipe nos diferentes cenários. As informações coletadas nas atividades práticas servem de subsídios, juntamente com as reflexões teóricas, para a estruturação do trabalho final do Módulo Interprofissional, que se configura como um plano de intervenção no território, com execução pautada na modificação da realidade encontrada. O residente atua em cada momento estratégico das atividades tencionando o pensamento dos alunos, buscando a crítica. A retroalimentação é fantástica, sentir-se como agente potencializador do processo educativo formador para o SUS é amplamente importante na atual conjuntura da educação para a saúde no país. Destarte, o futuro sanitarista deve estar preparado para essas modificações e, essa oportunidade contempla infinitamente os objetivos pretendidos no processo de educação permanente e continuada para o SUS.
Palavras-chave
Educação; Interprofissional; Saúde