Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA AO NÚCLEO INTERPROFISSIONAL: DOCÊNCIA NO FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO PARA O SUS
Augusto Fernando Santos de Lima, Plínia Manuella de Santana Maciel, WELLINGTON BRUNO ARAUJO DUARTE, Priscila Rossany de Lira Guimarães Portela, Laís de Souza Monteiro, Juliana dos Santos Lima, Elan José de Lima, Marcelle Luana Carneiro Lemos

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: Atualmente está pautada toda a importância da formação dos profissionais de saúde voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS), em sua dinâmica de trabalho em equipe e interprofissional. É nesta lógica que atua a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da UPE, que oportuniza seus residentes, em um estágio de docência, praticar o ensino para estudantes de graduação. Uma das disciplinas disponíveis é o Módulo interprofissional, obrigatório para os primeiros períodos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Saúde coletiva e Odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE), que unifica os cursos objetivando, no início de suas formações, a visualização do recorte de trabalho que terão na atuação profissional, em equipe. A atuação do residente, como tutor, na docência do Módulo é de uma importância ímpar, tendo em vista todo o crescimento mútuo que será construído juntamente com os graduandos e com os demais tutores. As atividades pedagógicas nesta unidade curricular acontecem a partir de uma abordagem metodológica focada na crítica da realidade, na busca pela conscientização, no desenvolvimento de um processo onde o sujeito torna-se capaz de apreender a unidade dialética entre ele e o objeto de ensino. METODOLOGIA: Portanto, a problematização da prática social é a opção adotada para trilhar-se, conjuntamente com os alunos, este caminho, como forma de desenvolver integradamente os objetivos de aprendizagem: cognitivos, afetivos e psicomotores. Assim, as atividades teóricas e práticas são precedidas por planos de aulas que busquem a construção do conhecimento de forma ativa e participativa entre docentes (professor e preceptor) e discentes. São realizadas atividades de reflexão/concentração e prática/dispersão, onde as de dispersão (encontro com a realidade) servem como ponto de partida para problematização, que orientará a teorização e construção dos conceitos nos momentos de reflexão, integrando teoria e prática, de acordo com a roda construída a partir do Arco de Maguerez. Os acompanham nos cenários de práticas que são os Equipamentos da Atenção Primária em Saúde (Programa Academia da Cidade, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Programa Saúde na Escola, Programa de Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde) do território das Unidades de Saúde da Família do Município de Recife. As vivências são orientadas por instrumentos, roteiros de observação, que possibilitam a identificação da realidade do trabalho em equipe nos diferentes cenários. As informações coletadas nas atividades práticas servem de subsídios, juntamente com as reflexões teóricas, para a estruturação do trabalho final do Módulo Interprofissional, que se configura como um plano de intervenção no território, com execução pautada na modificação da realidade encontrada. O residente atua em cada momento estratégico das atividades tencionando o pensamento dos alunos, buscando a crítica. A retroalimentação é fantástica, sentir-se como agente potencializador do processo educativo formador para o SUS é amplamente importante na atual conjuntura da educação para a saúde no país. Destarte, o futuro sanitarista deve estar preparado para essas modificações e, essa oportunidade contempla infinitamente os objetivos pretendidos no processo de educação permanente e continuada para o SUS.

Palavras-chave


Educação; Interprofissional; Saúde