Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A GARANTIA DO DIREITO À SAÚDE: PLANEJAMENTO INTERSETORIAL, ARTE, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM UMA COMUNIDADE DA BAHIA
Daniel Andrade Barreto de Sousa, David Ramos da Silva Rios, Maria Constantino Caputo

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: A extensão universitária tem alcançado nos últimos anos uma relevância significativa no meio acadêmico. Ela possibilita que os estudantes de diferentes cursos possam interagir diretamente com as mais distintas comunidades, repensando assim a sua formação enquanto sujeito e futuro profissional. Os projetos extensionistas favorecem uma análise global de inúmeras situações e realidades, estimulando o encontro entre o saber popular e o científico, na busca pela redução das iniquidades sociais. Desse modo, o presente trabalho objetiva apresentar e analisar o relato de experiência de um estudante de medicina, participante da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) “Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”, desenvolvida pela Universidade Federal da Bahia, no Assentamento de Baixão, na Bahia. As ações foram realizadas por um grupo de 30 discentes de diferentes cursos de graduação (Medicina, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Medicina Veterinária, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Filosofia e Farmácia) e baseou-se na metodologia da pesquisa-ação, com as suas diferentes etapas: identificação das questões sociais e das condições de vida, presentes na comunidade; elaboração interdisciplinar de ações de intervenção; desenvolvimento das ações na comunidade; avaliação dos impactos gerados. É importante destacar que todas as diferentes etapas contaram com a colaboração e o apoio dos moradores do assentamento.  Ao todo foram desenvolvidas 20 oficinas com diferentes temáticas: mobilização da juventude, empoderamento das mulheres, plantas medicinais, gênero e sexualidade, assistência em saúde bucal, hipertensão e diabetes, saúde do homem, dentre outras. Por meio do presente projeto foi possível se perceber que a extensão pode ser um importante instrumento de transformação social e cidadã. A possibilidade de se construir espaços nos quais os futuros profissionais interagem de forma dialógica com uma comunidade, mostra-se como um potencial caminho para o desenvolvimento de sujeitos compromissados com a melhoria das suas condições de vida e que atuem efetivamente na garantia dos direitos de todos.

Palavras-chave


Relação Comunidade-Instituição; Políticas Públicas de Saúde; Extensão Universitária

Referências


AKERMAN, M et al. Delineando um marco conceitual para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Abrasco-Pró-GT de Promoção da Saúde e DLIS, Rio de Janeiro-Porto Alegre. 2003.

BATISTELA, C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In: FONSECA, A. F. e CORBO, A. D. (orgs). O território e o processo saúde-doença. FIOCRUZ, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, RJ, 2007. p. 51-86.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

TRIP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Trad. OLIVEIRA, Lólio Lourenço. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n.3, p. 443-466, set./dez, 2005.

Silva JPV, Batistella C, Fonseca MLG. Problemas, necessidades e situação de saúde: uma revisão de abordagens para a reflexão e ação da equipe de saúde da família. In: Fonseca AF, organizadora. O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz; 2007. p. 159-76.

Vasconcelos EM. Redefinindo as práticas de Saúde a partir de experiências de Educação Popular nos serviços de saúde. Interface Comum Saúde Educ [periódico na internet]. 2001 Fev [acesso em 16 set 2012]; 5(8):121-126.

VASCONCELOS EM. Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec, 2011, p. 363-397.