Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Intervenções psicológicas com pacientes na sala de espera
kassia de sousa martins, paula Rayssa nogueira da silva, Carlos André Santos Leite

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente trabalho tem o objetivo de compreender e elencar procedimentos e estratégias de intervenção psicológica para dar suporte emocional a pacientes em sala de espera que vivenciam um sofrimento psíquico que, por sua vez, pode influenciar no processo de saúde-doença. Nesse cenário, a atuação do Psicólogo é indispensável para dar suporte à família do paciente e à equipe de saúde, com a qual deve andar junto para elaborar estratégias humanizadas que promovam qualidade de vida para esse paciente, melhore o enfrentamento da doença, conscientizando-o do seu estado de saúde e da importância do tratamento, respeitando-o na sua individualidade. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada por revisão bibliográfica, com buscas por referenciais teóricos do assunto no acervo de literaturas na biblioteca da Universidade Ceuma (MA), e também artigos científicos das plataformas Scielo e Pepsic, trabalhos monográficos e Revistas Eletrônicas. RESULTADOS: A partir desse trabalho, percebe-se que muito ainda precisa ser feito para humanizar o atendimento nos hospitais. As pessoas são submetidas a um atendimento descuidado, longo tempo de espera, espaço físico precário, frente a isso, estratégias como a escuta qualificada, grupos de sala de espera, e educação em saúde podem minimizar o sofrimento psíquico, fazendo-o resignificar esse momento de angústia, adotando uma postura mais autônoma em relação ao seu estado de saúde, Por fim, uma gama de fatores influenciam no contexto hospitalar para que o paciente seja cada vez mais despersonalizado, visto como uma “doença a ser tratada”, e compreendido com um olhar essencialmente biológico do adoecer. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Falar de humanização na sala de espera é falar de respeito a dimensão psicológica, social e espiritual desse sujeito, é falar do fornecimento de um melhor atendimento é falar de melhores condições de trabalho, de profissionais capacitados, sobretudo, de amor e cuidado.

Palavras-chave


sala de espera, processos psicológicos, humanização, intervenções, cuidado, saúde-doença

Referências


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