Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EXERCITANDO O ARCO DE MAGUEREZ: A EXPERIÊNCIA DO VER-SUS OESTE CATARINENSE
Fabíola Feltrin, Camila Dervanoski, Adriana Carolina Bauermann, Marcelo Verno Schabarum, Denise Finger, Angela Maria Gomes, Larissa Hermes Thomas Tombini, Cláudio Claudino da Silva Filho

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho trata-se de um relato do uso da Metodologia da Problematização baseada no Arco de Maguerez no contexto das práticas, vivências e experiências acadêmicas em saúde. O Arco de Maguerez constitui-se em cinco etapas: observação da realidade e definição do problema; pontos-chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar de que forma se constituiu a 2ª etapa do Arco de Maguerez – os pontos chave, a partir da participação de acadêmicos da área da saúde no Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) Oeste/SC Edição Inverno/2015. METODOLOGIA: O projeto envolveu 58 acadêmicos de ensino superior, organizados em 08 pequenos grupos de trabalho. As atividades ocorreram em dois dias de capacitação, quatro dias de vivências e um dia de fechamento e devolutiva. Como ponto de partida para a problematização baseada no Arco de Maguerez, o grupo participou da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Chapecó/SC, onde observou a realidade e definiu problemas relacionados ao tema gerador: Participação Social. O levantamento dos pontos chave ocorreu na continuidade das atividades de formação e discussões no grupo, com destaques para os pontos chave: a humanização e o acolhimento, o empoderamento, o financiamento do SUS, o trabalho em equipe nos serviços, o SUS como direito de todos e dever do estado e, questões de gênero, preconceito e racismo. RESULTADOS: A participação efetiva dos estudantes nas discussões e definição de pontos chave a partir da observação da realidade e identificação de problemas relacionados ao tema gerador proposto possibilitou reflexões, indagações e ressignificações dos papéis dos usuários na construção e consolidação do SUS, instigando-os para que retornem aos seus locais de origem como agentes disseminadores de informações e conhecimento, transformadores das realidades onde vivem e atuam. As indagações foram as que mais geraram reflexões e amadurecimentos, buscando transcender as metodologias com conteúdo programático diagramado, geralmente utilizados em sala de aula, migrando para uma proposta ativa de aprendizagem, onde se unem os saberes diversos para gerar inquietações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a exemplo da problematização baseada no Arco de Maguerez constitui recurso fundamental à aprendizagem significativa dos indivíduos. Da mesma forma, a participação acadêmica em projetos como o VER-SUS Oeste Catarinense é fundamental para a percepção destes do infinito de possibilidades que o conhecimento e o empoderamento trazem e o quanto isto repercute em sua postura profissional. Destaca-se, ainda, a convergência dos saberes propiciando que a experiência se tornasse mais valiosa e ímpar: um “novo” olhar para o SUS. O levantamento dos pontos chave nortearam os estudos na continuidade das etapas do Arco, proporcionando uma reflexão sobre as atitudes tomadas ao longo da vida, seja como usuário(a) e/ou profissional na construção e defesa do SUS.

Palavras-chave


Metodologia da problematização, Educação superior, Sistema Único de Saúde.