Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO FÓRUM ACADÊMICO DE SAÚDE DA UECE – FAS UECE
Francisco Wagner Pereira Menezes

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Apresentação: O ato educativo, ou ato de educar, é entendido como processo que se dá na relação dialógica entre os homens, não se limitando à sala de aula da escola ou da universidade. Quando há restrição do ambiente e a transmissão de conhecimento emerge sem espaço para a reflexão, surge um processo de ensino-aprendizagem limitado. Nesse contexto, diversas práticas vivenciais ‘alternativas’ surgem como potentes instrumentos de formação. Dentre elas, destacamos a prática militante, que ao proporcionar ao educando experiências múltiplas e desenvolvimento crítico e ideológico, surge como espaço propício de desenvolvimento profissional e humano. Foi objetivo do trabalho relatar as significações da experiência militante de construção do Fórum Acadêmico de Saúde da Universidade Estadual do Ceará (FAS UECE). Trata-se de um relato de experiência, vivenciada pelo autor como membros-fundador do FAS UECE. METODOLOGIA: O FAS consiste em espaço de articulação/organização do movimento estudantil da UECE em torno das pautas reformistas (reforma sanitária) e revolucionárias. O Fórum é formado por estudantes dos mais diversos cursos, com predominância daqueles ditos da área da saúde. Com relação à organicidade, o grupo conta com reuniões semanais, intercaladas em reuniões operativas e formativas. Nas reuniões operativas, são traçados os espaços e atos que os membros do grupo estarão construindo e participando. Já nas reuniões formativas, os membros do fórum trabalham a discussão de um determinado tema, que deve ser abordado por facilitadores estudantes, também membros do FAS, de modo a, além de promover o debate, proporcionar a cada um a experiência de ser responsável por promover a discussão acerca de um tema determinado, sempre com uma adequada aproximação com o curso ou prática daquele acadêmico. RESULTADOS: No decorrer das atividades o sentimento de se estar construindo um espaço de possibilidades dentro da universidade esteve presente, algo que tornou a caminhada mais leve. Os momentos de discussão reafirmavam a crença na potência daquele espaço e sua dialogicidade como instrumento de potencialização de uma formação critica. A consolidação do FAS UECE, demonstrada através da multiplicação de seus membros e público de seus espaços, reforçou o desejo de seguir na caminhada rumo a uma formação que traga em seu bojo as discussões que tanto influenciam o mundo do trabalho e da formação em saúde, mas que muitas vezes passam despercebidas perante nossos olhos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apresento, dessa forma, a experiência militante de construção do FAS UECE como prática que contribui na formação profissional e humana de seus membros, entendendo que a vivência dialógica proporcionada pela experiência, potencializa a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com a transformação da realidade, é, portanto, relevante no caminhar na trilha da formação dos membros ali presentes, demonstrando o campo potente constituído pelas experiências que extrapolam o ensino aprisionado em salas de aula. Experiências como estas trazem para os que dela participam riquezas outras, para além das contidas no mundo seguro e cômodo dentre quatro paredes, portanto constitui riqueza diversa e potencialidade passiva de ser estudada e, sobretudo, vivenciada.  

Palavras-chave


Militância; Movimento estudantil; Reforma sanitária