Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Criação de mecanismos de avaliação participativa na formação em saúde
Bruna Nubile Maynart Lemos, Rosilda Mendes, Luiza Maria Escardovelli de Alcântara, Janaína Traversim Gomes de Lima, Mayara Lima

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho apresenta os resultados de um Projeto de Ensino que buscou criar mecanismos de avaliação do processo de formação dos alunos do Eixo Trabalho em Saúde de seis cursos de graduação do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. A estrutura curricular desses cursos está organizada em quatro eixos. O eixo Prática Específica em Saúde é direcionado aos estudantes de cada área profissional. Os demais eixos - O Ser Humano e sua dimensão Biológica, o Ser Humano em sua Inserção Social e Trabalho em Saúde incorporam alunos dos vários cursos em uma perspectiva interdisciplinar. O Eixo do Trabalho em Saúde (TS), comum a todos os cursos, tem como diretriz geral possibilitar uma visão abrangente do processo saúde/doença/cuidado e uma formação voltada à atenção integral. METODOLOGIA: A fim de contribuir para o aprimoramento do Eixo TS, foi proposto um desenho metodológico avaliativo participativo de modo a captar todos os aspectos da iniciativa de formação e, sobretudo contribuir para o fortalecimento dos envolvidos com a política formativa. Esse desenho privilegiou o registro das percepções e de experiências visando dar potência aos seus aspectos positivos e solucionar problemas não previstos no planejamento procurando contribuir para que o caminho a ser percorrido qualificasse o processo de formação e pudesse envolver de forma orgânica os interessados na avaliação. De 2011 a 2013 foram desenvolvidas várias atividades, dentre elas a constituição de um Grupo de Trabalho de Avaliação que contou com a participação de docentes e monitores do Eixo. Os mecanismos de avaliação propostos foram aplicados na análise de desenvolvimento de dois Módulos do Eixo sendo que os resultados apontaram vários aspectos de melhoria da prática futura e reposicionamentos em relação ao processo avaliativo. RESULTADOS: Os resultados foram discutidos em diversos espaços de planejamento com os docentes do Eixo TS. Considera-se que a avaliação participativa no ensino é uma grande oportunidade para provocar as mudanças necessárias, indicando uma gama de temas que beneficiam as iniciativas de formação. A atuação em função dos resultados e da reflexão deve dar suporte ao planejamento em curso, à execução, e às modificações na tentativa de alcançar uma melhoria das ações educativas empreendidas. O momento da reflexão conjunta criou um espaço integrador e apresentou ao grupo o desafio e a oportunidade de repensar o que fazer para gerar capacidades, conhecimentos e reorientar a iniciativa educativa.

Palavras-chave


ensino; saúde coletiva; avaliação; trabalho em saúde