Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES E ATITUDES EM FISIOTERAPIA
Lívio Matheus Aragão dos Prazeres, Ana Maria Braga de Oliveira, Marcela Ralin de Carvalho Deda Costa

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O ano letivo do curso de Fisioterapia do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe (UFS-Lagarto/SE) é estruturado em módulos, que envolvem as atividades de Tutorial, Práticas de Módulos, Habilidades e Atitudes em Fisioterapia e Práticas de Ensino na Comunidade. Os assuntos abordados nessas atividades são processuais e desenvolvidos preferencialmente de forma integrada. Nesse trabalho, temos como objetivo relatar as práticas educativas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem no módulo “Habilidades e Atitudes em Fisioterapia”. METODOLOGIA: Durante praticamente toda a graduação as atividades desenvolvidas em “Habilidades e Atitudes em Fisioterapia” se fazem presentes, exceto no seu último ano, em que o aluno estará envolvido somente nas práticas supervisionadas e trabalho de conclusão de curso. Cabe salientar que para o aluno chegar ao quinto bloco apto a realizar de forma satisfatória seu estágio, é importante que ele tenha aproveitado todas as atividades propostas em Habilidades e Atitudes em Saúde (no primeiro bloco) e em Fisioterapia (nos blocos seguintes), uma vez que nesse espaço o aluno é capaz de aprender fazendo. As atividades desenvolvidas em Habilidades e Atitudes em Fisioterapia envolvem diversos cenários de práticas e podem ser realizadas na atenção primária, secundária e terciária. Dessa forma, o estudante ultrapassa os muros da universidade e conhece de fato a realidade local dos serviços de saúde e as demandas apresentadas pelos usuários. Esse aspecto constitui um ponto extremamente positivo para a formação dos estudantes, que começam a perceber os cenários de aprendizagem também como potentes cenários de transformação social. Durante o ano letivo do curso, os conteúdos abordados no tutorial servirão de base para os novos conhecimentos clínicos, habilidades de comunicação e atitude que são discutidos nos encontros desse módulo. O fato de desenvolvermos um currículo integrado, desperta no estudante uma aprendizagem significativa e possibilita ao mesmo um processo de reflexão-ação-reflexão (FERNANDES; FERREIRA; OLIVA, 2003). A importância desse intercâmbio pode ser medida ao se observar a pirâmide de Miller. Nota-se que em sua base está o domínio cognitivo e no topo o domínio psicomotor, e para se chegar ao topo, o aluno deve saber (teoria) e saber como (saber aplicar), para que em seguida ele consiga demonstrar (isso pode ser trabalhado em ambientes simulados ou laboratórios), e por fim, deve fazer, ou seja, deve estar apto a aplicar o conhecimento na vida real (TIBÉRIO et. al., 2012). Nas atividades desenvolvidas no curso de Fisioterapia do campus Lagarto, o estudante tem contato com o saber por meio das sessões tutoriais, durante as práticas de módulos eles compreendem como aplicar, por exemplo, determinadas técnicas, e no módulo de Habilidades e Atitudes em Fisioterapia os estudantes além de aplicarem as técnicas levam em consideração aspectos como zelo, respeito e cuidado humanizado ao usuário. Como as atividades são desenvolvidas de forma articulada favorecem a uma aprendizagem significativa. RESULTADOS: Como a conexão entre teoria e prática é constantemente fomentada, os estudantes são estimulados a pesquisar e criticar com rigor científico os dados obtidos. As competências que os estudantes adquirem ao longo do módulo de Habilidades e Atitudes em Fisioterapia estão direcionadas a realização de uma avaliação completa que permita a elaboração do diagnóstico cinético-funcional, levando em consideração os aspectos biopsicossociais envolvidos, desenvolver uma intervenção fisioterapêutica condizente com os dados obtidos na avaliação e que estimule os cuidados preventivos, além dessas competências, os alunos são orientados a adentrar no universo da pesquisa e compreendem que temas como metodologia científica e bioestatística são fundamentais para o crescimento técnico e científico de todo fisioterapeuta. As avaliações das competências e habilidades ocorrem em diferentes níveis. A avaliação formativa consiste em avaliações diárias do desempenho do aluno na aula. Na autoavaliação e avaliação do grupo, o aluno dá nota ao seu desempenho e ao desempenho do grupo nas aulas, vale ressaltar que esses tipos de avaliações levam os alunos ao pensamento crítico e reflexivo A avaliação somativa é um instrumento que permite avaliar o conhecimento teórico do aluno dentro do cenário de prática, e mesmo sendo uma avaliação teórica, muito do raciocínio clínico é cobrado. A APHAFISIO (avaliação prática de habilidades e atitudes em fisioterapia) é o momento em que são avaliadas as habilidades clínicas, as atitudes e a comunicação entre os acadêmicos e os usuários do serviço, pois são criados ambientes com pacientes simulados. Nessa avaliação prática, várias estações são criadas e os alunos terão um tempo pré-determinado, em média cinco minutos, para execução. Esse modelo de avaliação é baseada na O.S.C.E. (Objective, Structures Clinical Examination) a qual é reconhecida internacionalmente, fidedigna, validada, eficaz e precisa. Todas essas avaliações acima citadas irão compor a nota final do indivíduo, contudo cada uma delas terá um peso específico, e geralmente a APHAFISIO é a avaliação com maior peso. Diferentemente de tutorial e Práticas de Ensino na Comunidade, em que a metodologia adotada já é estabelecida pela instituição (ABP e problematização, respectivamente), em Habilidades não existe uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem específica a ser seguida, mas ocorre em cada momento a utilização de metodologias ativas, possibilitando que o estudante seja o protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem. Positivamente, isso estimula os professores a buscar diferentes metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem a serem aplicadas, por outro lado, afasta os docentes que não estão muito envolvidos nesse modelo atual de facilitação da aprendizagem do aluno, pois eles podem acabar reproduzindo o modelo tradicional de ensino-aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acreditamos que o espaço de habilidades deve ser um momento de reafirmação da metodologia que confiamos, e que por isso, não devemos desmotivar os alunos inserindo métodos tradicionais de ensino de forma ostensiva, pois corremos o risco de reduzir o interesse dos estudantes nas atividades propostas. Assim, o ensino em Habilidades e Atitudes em Fisioterapia no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, é realizado de forma ativa, os estudantes são os protagonistas no processo de aprendizagem que envolvem os aspectos do saber, saber fazer e saber ser, respeitando os usuários e contribuindo na melhoria da qualidade dos cuidados.

Palavras-chave


fisioterapia;

Referências


Fernandes JD, Ferreira SLA, Oliva R, Santos S. Diretrizes estratégicas para a implantação de uma nova proposta pedagógica na Escola de Enfermagem da Universidade da Federal da Bahia. Rev. Enfermagem 2003; 56(54):392-395.

TIBÉRIO, I. F. L. C.; DAUD-GALLOTI, R. M.; TRONCON, L. E. A.; MARTINS, M. A. Avaliação Prática de Habilidades Clínicas em Medicina. São Paulo: Atheneu, 2012.