Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A Importância da Educação Permanente: o Processo de Estágio Eletivo do Profissional-Residente em Saúde Coletiva
Mayara Carneiro Alves Pereira

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Entendendo a Educação Permanente a partir da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e da Portaria GM/MS nº 1.996 do Ministério da Educação de 20 de agosto de 2007 que propõem a aprendizagem significativa, a transformação das práticas profissionais por meio de reflexão crítica, problematização, organização e transformação do processo de trabalho, o presente relato de experiência objetiva compartilhar as vivências do processo de ensino em serviço a partir das possibilidades proporcionadas pela Residência Integrada em Saúde (RIS), vinculada à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A implantação desta Residência objetiva a interiorização da educação permanente interprofissional, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado do Ceará, com intuito de vincular a possibilidade de ensino e serviço nos diversos municípios. Dentre as ações propostas pela RIS está a de estágio eletivo, que representa a vivência do profissional-residente fora do cenário de prática de lotação em que a característica principal é a imersão completa em outro cenário de prática, que poderá ser fora do município ou estado da RIS, sendo previsto no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Interno da RIS-ESP/CE a partir da escolha do residente, e posterior apresentação à Coordenação da ênfase por escrito, justificativa e objetivos coerentes com a formação para qualificação da atuação na ênfase de origem.   METODOLOGIA: Objetivando desenvolver ações respeitando o tripé de estudo do campo da saúde coletiva: Gestão e planejamento, Epidemiologia e Ciências Sociais, a ênfase em Saúde Coletiva busca desenvolver práticas voltadas à Gestão, mas sempre considerando a importância e a discussão de as Práticas de Atenção e Cuidados à Saúde e a importância do trabalho em equipe e da necessidade de articulação com os profissionais do serviço. Neste sentido, de forma prática, o processo do eletivo pode ocorrer em trinta (30) dias corridos, existindo a possibilidade de escolha em mais de um campo de estágio, ao que poderá ser fracionado em no máximo duas partes, tendo quinze (15) dias corridos cada uma, não podendo ultrapassar 30 dias corridos a soma das frações. Dentro desta proposta, optou-se por vivenciar a realidade de dois serviços do município de Piripiri, Piauí, sendo eles 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do Piauí (CRS) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ambos no início do segundo semestre deste ano. A escolha deste município se deve ao fato de já ter sido destaque na Atenção Básica do Piauí, por ter as práticas mais desenvolvidas do Piauí no que se refere às atividades propostas pela Atenção Básica e ao fato da residente possuir conhecimento da realidade local, por meio da participação no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Secretaria da Saúde do município de Piripiri-PI no ano de 2012. Já a opção pelos serviços de Gestão e Atenção Básica, respectivamente, se dá devido à proposta de atuação dentro o tripé de estudo do campo da saúde coletiva. Desenvolvendo-se assim uma problemática e uma consequente necessidade de atuação nestes locais.   RESULTADOS: Com o intuito de tecer reflexão crítica acerca da saúde, especialmente no que diz respeito à Saúde Coletiva, acredita-se na importância de desenvolvimento de estágio eletivo na realidade da 3ª CRS e no NASF, principalmente com o intuito de dar continuidade ao processo iniciado pelo Ministério da Saúde com o projeto de VER-SUS, uma vez que representa uma estratégia do Ministério da Saúde e do Movimento Estudantil da área da saúde de aproximar os estudantes universitários do setor aos desafios inerentes à consolidação do SUS, representando um compromisso do gestor com a aprendizagem dos estudantes/profissionais que se preparam para este setor. Sendo uma oportunidade de vivenciar os desafios, as dificuldades e os avanços deste sistema, fazendo com que profissionais em formação problematizem a organização dos serviços de saúde nas diferentes regiões do país. Essa proposta de estágio eletivo tem o intuito de provocar novas práticas, aprendizados, dificuldades, potencialidades e reflexões, sempre em consonância com um posicionamento teórico-crítico. Reconhecendo a Coordenação Regional de Saúde como uma instância administrativa, técnica e política da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) localizada nos Territórios de Desenvolvimento do Piauí, tendo como ação estratégica o fortalecimento da descentralização das ações da política estadual de saúde nos municípios da área de abrangência do território através do apoio técnico aos municípios no cumprimento das suas atribuições e responsabilidades gestoras; do apoio técnico aos municípios para ajudá-los a garantir a integralidade da atenção á saúde e através do apoio técnico ás secretarias municipais de saúde na implementação de ações de atenção integral á saúde no âmbito da promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de agravos à saúde. E reconhecendo também o NASF como parte da atenção básica que não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo. Devem contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários. São exemplos de ações do NASF: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes e outras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entendo a saúde em sua concepção mais abrangente, como uma tarefa complexa diante da diversidade de conceitos e práticas realizadas, sendo uma coprodução em que homem e mundo constroem e atribuem significados aos processos, existindo sempre uma mutua atualização. E reconhecimento que unidades políticas e territoriais (ensino e serviços) devem atuar em conjunto para a formulação de estratégias de ensino, gestão setorial, qualificação da atenção em linhas de cuidado, fortalecimento do controle social  e  inter setorialidade. A partir da articulação entre Ensino, Serviço e População, objetivando a vinculação como Estratégia fundamental para o desenvolvimento da Gestão, Atenção à Saúde, Ensino e Controle e Participação Social. Dentro desse pensamento, buscou-se conhecer como estão desenvolvidos os processos de trabalho do CRS e do NASF, a fim de ampliar concepções de saúde coletiva a partir da percepção da realidade de outro cenário, mais especificamente em outro estado. Percebeu-se assim a importância dessa possibilidade de articulação com outras realidades proposto pelo  programa de residência, engrandecendo ainda mais a formação profissional e possibilitando contribuições para os serviços que recebem os residentes.

Palavras-chave


Educação Permanente; Ensino e Serviço; Estágio Eletivo

Referências


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