Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A PARTICIPAÇÃO DO VER–SUS OESTE CATARINENSE NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE – VIVENCIANDO A 1ª ETAPA DO ARCO DE MAGUEREZ
Fabíola Feltrin, André Lucas Maffissoni, Adriana Carolina Bauermann, Camila Dervanoski, Aline Rohden, Liane Colliselli, Larissa Hermes Thomas Tombini, Cláudio Claudino da Silva Filho

Última alteração: 2016-03-15

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho trata-se de um relato de vivência onde utilizou-se a metodologia da problematização baseada no Arco de Maguerez para a reflexão e aprendizagem significativa acerca da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS). O Arco de Maguerez propõe seu desenvolvimento em cinco etapas: observação da realidade e definição do problema; pontos chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar de que forma a 1ª etapa do Arco de Maguerez - a observação da realidade e definição do problema, se efetua a partir da participação acadêmica de viventes do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) Oeste/SC Edição Inverno/2015, na 8ª Conferência Municipal de Saúde de Chapecó/SC. METODOLOGIA: O Projeto, realizado no segundo semestre de 2015, desenvolveu-se sob tema central Participação Social. Envolveu 58 acadêmicos de ensino superior de diferentes universidades e áreas do conhecimento, organizados em 08 grupos de trabalho. No primeiro dia de imersão os viventes participaram da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Chapecó, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. A Conferência teve como tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. A observação da realidade como primeira etapa do Arco de Maguerez propõe o início de um processo de apropriação de informações pelos participantes, os quais são levados a observar a realidade em si, com seus próprios olhos, e a identificar-lhes as características, a fim de, mediante os estudos, poderem contribuir para a transformação da realidade observada. RESULTADOS: A apropriação da realidade, pelos estudantes participantes do projeto VER-SUS Oeste/SC na vivência e discussões na Conferência gerou debates estruturados sobre o sistema de saúde e avaliação da situação de saúde em âmbito municipal, estadual e nacional, assim como problematizou a efetiva participação social na construção e consolidação do SUS. A participação acadêmica ativa nos grupos de trabalho e elaboração de novas propostas que visam garantir as condições de acesso e acolhimento como prioridades para as políticas de saúde e o desenvolvimento do controle social, foram oportunizadas e suscitaram reflexões e discussões posteriores, quando na definição de problemas a serem pontuados, teorizados, enfrentados e solucionados, em seguimento as etapas propostas pelo Arco de Maguerez. Nessa conferência foram eleitos, entre os 20 delegados para a Conferência Estadual, 3 destes acadêmicos que realizavam a vivência inseridos no projeto, representando movimentos sociais afins.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: O envolvimento dos estudantes em projetos como o VER-SUS se caracteriza como um processo libertador e significativo de aprendizagem fora da zona de conforto da graduação, proporcionando ao acadêmico um olhar novo para com a situação ao seu redor, estimulando-o para que se torne mais crítico e reflexivo. A utilização de metodologias problematizadoras, a exemplo do Arco de Maguerez no processo educativo da vivência em relato, passa a se voltar para a participação social como um sinônimo de empoderamento, estimulando o envolvimento cidadão nas discussões e proposição de políticas públicas para a consolidação de um SUS equânime, universal e de qualidade.

Palavras-chave


Metodologia da problematização, Educação superior, Sistema Único de Saúde.