Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Conhecimento das práticas do acolhimento pelos servidores e usuários da UBSF: impactos no atendimento às demandas
Caroline Turino Battini, Isabela Goelzer Zorzi, João Antônio Carretoni Ricco, Deborah Yoshie Arima, Marcela Lucas de Oliveira, Giovanni Lima Corrêa, Yan Ferreira de Almeida

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O acolhimento, conceito presente dentro da Política Nacional de Humanização do SUS (PNH), traz em sua essência uma nova postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde, favorecendo a construção de uma relação de confiança e compromisso dos usuários com as equipes e os serviços, contribuindo para a legitimação do sistema público de saúde. A proposta de montar um plano de ação focalizando o acolhimento surgiu da parceria da Unidade Básica de Saúde da Família Aero Rancho IV, com os acadêmicos de medicina da universidade Uniderp, durante as atividades do módulo longitudinal Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade (PINESC II). O objetivo do plano foi avaliar o grau de conhecimento e efetividade do acolhimento dentro da unidade. Entretanto, por meio de pesquisas, foi identificado que os servidores possuíam reduzida compreensão sobre o mesmo, enquanto os usuários o desconheciam. Desta forma, o plano, que ainda está em andamento, volta-se para atividades de educação permanente tanto para o servidor quanto usuários. METODOLOGIA: O plano está sendo executado na UBSF, tendo sido iniciado no mês de Agosto de 2015, com previsão de conclusão em Novembro do mesmo ano, onde há reuniões mensais com os servidores e duas reuniões com os usuários. As reuniões prezam principalmente pela clarificação de conceitos, reflexão pessoal dos impactos que o acolhimento pode causar na vida profissional e do usuário, e definição de metas para um atendimento mais eficaz na unidade. RESULTADOS: Espera-se que todos os profissionais tenham um conhecimento claro sobre o acolhimento e passem a sentir responsabilidade por este. Nosso plano também visa colocar em prática atitudes que melhorem a relação usuário-servidor, e facilitem o atendimento de demandas. Do usuário, espera-se que este tenha o conceito de acolhimento clarificado, e possa assim, ser cobrador ativo da prática do acolhimento na unidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É imprescindível que se compreenda a necessidade de ações voltadas para a efetivação do acolhimento dentro das unidades, e da necessidade de dinâmicas de educação permanente em saúde que insiram o conceito tanto para servidores quanto usuários.