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A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM UM POSTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
APRESENTAÇÃO: A necessidade de se falar em humanização no serviço surge quando nota-se falhas na satisfação dos usuários. É preciso investir no cuidado inerente às necessidades de cada paciente, e assim melhorar a qualidade da assistência prestada. O estudo refere-se a um relato de experiência sobre uma visita realizada ao Posto de Assistência Médica (PAM), na cidade de Picos-PI, que objetivou relatar as afetações da realidade encontrada durante a visita a esse dispositivo. Descrição da experiência: Trata-se de uma visita realizada ao PAM, por meio do projeto VER-SUS Centro-Sul Piauiense, que descreve a realidade encontrada pelos viventes a partir da observação. O PAM é um serviço de saúde que desenvolve ações por meio de programas como o Controle da Hanseníase, visando a qualidade no atendimento dessa doença estigmatizada pela sociedade. O programa conta com o apoio de Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta, Farmacêutico e Técnicos de Enfermagem que são capacitados para atuar na área e demonstram o empenho e humanização com suas funções. A visita nos permitiu reconhecer as limitações e as potencialidades que se sobressaíram quando o assunto era a humanização. RESULTADOS: Percebeu-se que todos os pacientes passavam por atendimento específico, no qual os profissionais respeitavam a integralidade, equidade e a participação dos mesmos nos diversos procedimentos realizados. A acolhida, a escuta qualificada das queixas, necessidades e lamentações e o respeito pelas crenças e valores, se tornaram o diferencial em cada atendimento, em especial pelo enfermeiro coordenador do programa, que mantém um maior contato com o paciente, expressando o interesse e a competência que tem pela profissão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Torna-se necessário o alcance de benefícios na saúde, e a humanização pautada no respeito e valorização do paciente é fundamental para tal propósito. Tal afirmativa é evidenciada no PAM, que apesar do fluxo de atendimento ser em grande escala, atendendo Picos e macrorregião, nota-se a dedicação dos profissionais em fazer saúde e a preocupação em adquirir conhecimento técnico-científico investindo em melhorias na formação profissional e no atendimento humanizado e qualificado.