Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM UM POSTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fábio Loiola da Silva, Danielle de Sousa Leal, Antônio Alexandre Henrique de Sousa, Tiago da Rocha Oliveira, Jéssica Cristina Moraes de Araújo, Ana Carla Ramos Borges, Camila Sabrina de Oliveira Lima, Guilherme Pertinni de Morais Gouveia

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A necessidade de se falar em humanização no serviço surge quando nota-se falhas na satisfação dos usuários. É preciso investir no cuidado inerente às necessidades de cada paciente, e assim melhorar a qualidade da assistência prestada. O estudo refere-se a um relato de experiência sobre uma visita realizada ao Posto de Assistência Médica (PAM), na cidade de Picos-PI, que objetivou relatar as afetações da realidade encontrada durante a visita a esse dispositivo. Descrição da experiência: Trata-se de uma visita realizada ao PAM, por meio do projeto VER-SUS Centro-Sul Piauiense, que descreve a realidade encontrada pelos viventes a partir da observação. O PAM é um serviço de saúde que desenvolve ações por meio de programas como o Controle da Hanseníase, visando a qualidade no atendimento dessa doença estigmatizada pela sociedade. O programa conta com o apoio de Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta, Farmacêutico e Técnicos de Enfermagem que são capacitados para atuar na área e demonstram o empenho e humanização com suas funções. A visita nos permitiu reconhecer as limitações e as potencialidades que se sobressaíram quando o assunto era a humanização. RESULTADOS: Percebeu-se que todos os pacientes passavam por atendimento específico, no qual os profissionais respeitavam a integralidade, equidade e a participação dos mesmos nos diversos procedimentos realizados. A acolhida, a escuta qualificada das queixas, necessidades e lamentações e o respeito pelas crenças e valores, se tornaram o diferencial em cada atendimento, em especial pelo enfermeiro coordenador do programa, que mantém um maior contato com o paciente, expressando o interesse e a competência que tem pela profissão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Torna-se necessário o alcance de benefícios na saúde, e a humanização pautada no respeito e valorização do paciente é fundamental para tal propósito. Tal afirmativa é evidenciada no PAM, que apesar do fluxo de atendimento ser em grande escala, atendendo Picos e macrorregião, nota-se a dedicação dos profissionais em fazer saúde e a preocupação em adquirir conhecimento técnico-científico investindo em melhorias na formação profissional e no atendimento humanizado e qualificado.