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VIVÊNCIA NO CRAS JARDIM LOS ANGELES
Última alteração: 2015-10-29
Resumo
APRESENTAÇÃO: Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS são unidades estatais responsáveis pela oferta de serviços continuados de proteção social básica, que tem por objetivo prevenir situações de vulnerabilidade social e riscos no contexto comunitário, visando à orientação e ampliação do acesso aos direitos de cidadania e o fortalecimento do convívio familiar. Dispondo de espaço físico e uma equipe competente, o CRAS oferece serviços de caráter preventivo, protetivo e proativo a crianças e adolescentes, que devem ser planejados e dependem de um bom conhecimento do território e das famílias que nele vivem suas necessidades, potencialidades, bem como do mapeamento da ocorrência das situações de risco, de vulnerabilidade social e das ofertas já existentes. METODOLOGIA: Contemplando a ementa da disciplina de Saúde e Cidadania IV no curso de fisioterapia da UFMS, foram realizadas intervenções no CRAS Jardim Los Angeles no município de Campo Grande. Foram realizadas diversas oficinas com os temas saúde sexual e reprodutiva, álcool, drogas e temas que os adolescentes sugeriram em uma caixinha de sugestões, em forma de dinâmicas, rodas de conversa, jogos de passa ou repassa, memória e desenhos, de acordo com a idade dos participantes. A cada duas semanas abordamos turmas diferentes, caracterizadas pela idade dos alunos: Beija-flor (4 a 6 anos), Quero-Quero (7 a 9 anos), Arara Azul (10 a 12 anos) e Tuiuiú (13 a 16 anos). As ações aconteceram às terças-feiras à tarde com o planejamento sendo realizado as segundas-feiras. Impactos: Foi uma disciplina desafiante, pois o objetivo era, através dos assuntos abordados, ajudar na formação de opiniões e favorecer a análise crítica da realidade e incentivar planos futuros. As dúvidas e sugestões sempre eram pesquisadas para o próximo encontro. O maior desafio foi encontrar uma maneira de ensinar que tornasse os temas mais interessantes para a turma dos adolescentes entre 10 e 12 anos, já que havia muita bagunça e falta de interesse. Muitas das crianças estavam ali por opção dos pais, pela segurança e cuidado, e no período da manhã frequentavam a escola. Ao final da disciplina, foram criados vínculos e amizades entre os acadêmicos e as crianças, que ajudaram no desenvolvimento, com mais confiança para realizar as propostas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A disciplina se tornou um desafio que superou minhas expectativas, porque foi difícil, já que ainda não tinha entrado em contato com crianças e adolescentes durante o curso. Juntamente com eles, foi construída uma nova percepção sobre os assuntos que fazem parte da realidade da região em que eles vivem. O interesse que as crianças adquiriram, participando das ações, contribuiu muito para o desenvolvimento das atividades. A cada novo encontro o entusiasmo e a ansiedade de saber mais sobre os assuntos que eram voltados para eles ia aumentando. Pra mim foi uma experiência incrível, e com certeza ajudará a me tornar melhor profissional, que se envolverá ativamente com a educação popular e educação em saúde nas práticas profissionais.
Palavras-chave
educação em saúde; vivência; CRAS;