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Território da saúde: inserção na realidade e o fortalecimento das relações humanas para a integralidade na formação médica
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
A integração ensino-serviço na formação médica é objeto de iniciativas das políticas públicas em desenvolvimento no Brasil. A rápida imersão dos acadêmicos de medicina na rede de atenção básica de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorre com o fortalecimento das relações de integração entre instituições de ensino e serviços de saúde. Esta é uma das estratégias de mudanças na formação médica no país que objetiva qualificar e fixar profissionais médicos atuantes no SUS. Este resumo busca relatar a experiência na integração entre instituição de ensino e rede municipal de saúde na construção coletiva das inserções acadêmicas nos territórios do SUS, como estratégia à formação médica integral. Formar profissionais médicos com atenção às demandas sociais e de saúde da população de cada território, sob a ótica da integralidade, exige o estabelecimento de relações e participação de todos atores/autores suscitando, portanto, a co-responsabilização destes no processo de formação. Reafirmando esse compromisso, a Secretaria da Saúde de Chapecó/SC, por intermédio de convênio instituído com a Universidade Federal da Fronteira Sul, estabeleceu todos os serviços da rede municipal de saúde como cenários de práticas. Foram elencados 8 (oito) Centros de Saúde da Família que constituem cenário de imersões e vivências acadêmicas previstas no Componente Curricular Saúde Coletiva, ao longo de todo o curso de graduação em medicina, estabelecendo continuidade, aprendizagem significativa e responsabilização acadêmica. As vivências acadêmicas realizadas nos cenários de práticas, possibilitada pela efetiva integração entre ensino e serviço, é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento e formação do futuro profissional médico, entendendo-se por cenários não somente os locais de prática, mas os sujeitos envolvidos, à natureza do conteúdo, às inter-relações entre método pedagógico, áreas de práticas, vivências, tecnologias e habilidades cognitivas e psicomotoras. A constituição de territórios de práticas e aprendizagem se constitui desafio ao tempo em que representa a confluência e integração entre ensino e serviço, exigindo diálogo permanente na proposição e construção de novas possibilidades para a formação médica no e para o SUS.
Palavras-chave
Sistema Único de Saúde; Integração à Comunidade; Educação Médica; Educação profissional em saúde pública.