Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ANALISE DA FERRAMENTA PEDAGOGICA DO MÓDULO SISTEMA NERVOSO: RELATO DE VIVÊNCIA
Alisson Cleiton Cunha Monteiro Monteiro, Bárbara Maria Soares Wanderley, Kerle Dayana Tavares Lucena, Salomão Nathan Leite Ramalho, Lucas Pereira Oliveira, Anne Karolline Mendes Silva, Ingrid Freire Figueiredo, Ana Luísa S Simões Brito

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: O módulo Sistema Nervoso que versa sobre a anatomia humana é uma disciplina tradicional dos cursos da área da saúde, sendo considerada básica para a formação do profissional da saúde, tendo sua história confundida com a história da Medicina. Contudo sua relação interdisciplinar torna-se imperiosa com alicerce das disciplinas profissionalizantes dos cursos da área de saúde. Docentes e discentes constituem uma peça fundamental para contribuir no processo ensino aprendizagem. As percepções e sugestões das partes se tornam relevantes nas propostas para melhoria da qualidade do ensino. Com as frequentes vertentes transformadoras observadas na conjuntura mundial, a universidade tem, hoje, o dever de proporcionar ao estudante uma formação ímpar para que ele possa almejar tornar-se um profissional livre da visão unilateral que absolutiza valores e crenças dos grupos sociais, com um perfil crítico e criativo frente às distintas situações do cotidiano, com bom domínio da tecnologia em vigência, de dinâmica em grupo e destreza na comunicação. A Anatomia Humana constitui uma disciplina da área de conhecimento que se denomina ciências morfológicas, cujos conhecimentos são indispensáveis para uma formação ético-profissional de qualidade no âmbito da saúde. Nesse contexto, torna-se de fundamental importância da busca de métodos inovadores que facilitem o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o educador precisa construir práticas pedagógicas inovadoras que possam coadunar o domínio dos conteúdos específicos, como também dos pressupostos pedagógicos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. As práticas devem ser transformadas para formar profissionais generalistas com competências e habilidades para atender os usuários do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, a prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente "pedagógico", já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc. Fica claro que o modo como os professores realizam sou trabalho, selecionam e organizam o conteúdo das matérias, ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, explícita ou implicitamente. OBJETIVOS: baseado nos relatos de experiência de acadêmicos objetivou-se identificar a existência de níveis aumentados de tensão e pressão ao corpo discente dos cursos de graduação em medicina, durante as avaliações práticas da disciplina de anatomia humana. Tais fatores podem alterar o comportamento funcional na esfera acadêmica, afetando assim o rendimento cognitivo, como expondo o individuo a um estresse mental momentâneo. Fator esse que diminuirá certamente a capacidade cognitiva do individuo. Descrevemos e discutimos, dentro do campo acadêmico, as consequências certamente desfavoráveis da ansiedade gerada nas avaliações práticas tradicionais de anatomia, modelo adotado por varias Faculdades e Universidades atualmente. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência produzido por discentes do segundo período do curso de graduação em medicina durante as práticas do módulo Sistema Nervoso e Órgãos dos Sentidos, no período de agosto a outubro de 2015. Utilizou-se para coleta de dados um roteiro semiestruturado com questões norteadoras que expressassem de forma resguardada e anônima a sua real satisfação no desenvolver das avaliações nos laboratórios de anatomia do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Os dados estatísticos foram analisados e nos permitiram identificar os aspectos relacionados a satisfação discente quanto a ferramenta pedagógica elaborada e ofertada por muitas ementas dos referidos cursos, pertinente aos módulos e/ou disciplinas no curso de graduação em medicina, bem como será exposto nos nossos resultados. RESULTADOS: Uma boa parte dos professores, provavelmente a maioria, baseia sua prática em prescrições pedagógicas que viraram senso comum, incorporadas quando de sua passagem pela escola ou transmitidas pelos colegas mais velhos; entretanto, essa prática contém pressupostos teóricos implícitos. Por outro lado, há professores interessados num trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções. Inclusive há aqueles que se apegam à última tendência da moda, sem maiores cuidados em refletir se essa escolha trará, de fato, as respostas que procuram. Deve-se salientar, ainda, que os conteúdos dos cursos de licenciatura, ou não incluem o estudo das correntes pedagógicas, ou giram em torno de teorias de aprendizagem e ensino que quase nunca têm correspondência com as situações concretas de sala de aula, não ajudando os professores a formar um quadro de referência para orientar sua prática. Foram analisados as respostas dos entrevistados e os alunos criticaram a antecedência da prova prática do Módulo Sistema Nervoso, colocando o quão tenso era o processo de ensino-aprendizagem. Eles ficavam confinados em uma sala, incomunicáveis, aguardando sua vez de realizar a prova. Além disso, foi ressaltado o pouco tempo para realização da atividade proposta, considerando que são apenas dois minutos por cada bancada num universo de cinco, ou seja, o aluno tem dez minutos para terminar a avaliação. Outro fator negativo foi a colocação das peças na montagem da prova, o alfinete que se posiciona na estrutura anatômica é colocado na divisão e não na peça certa, o que gera confusão no entendimento ao aluno. Os professores do módulo ao analisarem a crítica dos alunos foram intransigentes e revelaram um engessamento do processo de ensino-aprendizagem. Coube ao coordenador do módulo ampliar o debate e fomentar novas práticas e metodologias ativas para reorganizar o módulo, porém as resistências são muitas por parte dos profissionais mais antigos que foram formados numa educação bancária e tradicional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: observamos a urgente necessidade de suscitar discussões e reflexões sobre a prática pedagógica, já que muitos educadores têm buscado novas alternativas para proporcionar um ensino coerente com as mudanças da sociedade, e dúvidas têm pairado no ar. Portanto, a pesquisa irá contribuir de forma positiva para entender-se que, apesar da relevância da execução de avaliações práticas na disciplina, é necessário ponderar sobre formas complementares como subsídio para otimizar o aprendizado teórico-prático, com o intuito de melhor avaliar o corpo discente. Salienta-se a importância de adotar estratégias e métodos que minimizam a ansiedade e o transtorno causado por formas de avaliação vigente.

Palavras-chave


sistema nervoso; avaliação; anatomia

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