Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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DOCUMENTÁRIO SOBRE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO SUS NA VISÃO DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM
Tayná Lima dos Santos, Kerle Dayana Tavares de Lucena, Isaquiane Isaquiane Alves de Araújo, Suênia Nóbrega Fernandes, Maria Alice Freire de Souza, Mayara Silva Castro

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: O SUS é de fato e de direito um dos maiores patrimônios da sociedade civil brasileira, garantido pela Constituição Federal de 1988. Desde então o Estado deve garantir a prestação de serviços de saúde a toda população brasileira, mediante políticas públicas e sociais.  Atualmente o Sistema Único Saúde presta serviços de alta, média e baixa densidade tecnológica, que atuam desde a prevenção até o tratamento de doenças. O SUS é universal e garante integralidade e equidade aos usuários, de acordo com seus princípios doutrinários. Nessa perspectiva a gestão dos sistemas de saúde no Brasil é um grande desafio para consolidação e o bom funcionamento do SUS. Adota-se praticas administrativas, algumas complexas em função da ampla extensão dessa área e da necessidade conciliar interesses individuais, corporativos e coletivos, com finalidade de otimizar o funcionamento dos serviços de forma a obter o máximo de eficiência, eficácia e efetividade. O SUS é um sistema democrático, assim, as mudanças na prática da gestão acabam sendo favorecidas. A partir disso urge a inserção de pactos entre gestores a níveis, federal, estadual e municipal a que venham privilegiar a reorganização da lógica de gestão do sistema. É importante que o modelo de saúde vigente no país seja discutido na formação dos profissionais de saúde, considerando que será o lugar em que grande parte irá trabalhar. A reorientação do modelo assistencial implica, em repensar e reformular a organização da assistência à saúde no SUS no âmbito mais global (formulação de políticas para o setor) como também na micropolítica do trabalho em saúde, a fim de incorporar novos valores e tecnologias a essa prática. Para avançar e se contrapor ao modelo de atenção à saúde hegemônico, é necessária mudanças reais na organização da assistência, passa necessariamente pela reflexão e reorganização do trabalho em saúde, considerado o tema fundamental que subsidia qualquer discussão nesse sentido. Para tanto, é imprescindível conhecer a lógico do sistema e operacionaliza-lo como ordena as leis orgânicas de saúde. OBJETIVO: Apresentar uma experiência exitosa do SUS na cidade de João Pessoa – PB a partir do olhar dos discentes de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência produzido por discentes do quinto período do curso de graduação em enfermagem, durante a execução do módulo de Atenção à Saúde V- gestão do SUS. Foi construído um documentário pelos próprios alunos como metodologia ativa do módulo. O conteúdo abordado versou sobre experiências exitosas dentro do SUS. A produção ocorreu no mês de setembro de 2015, na cidade de João Pessoa. O vídeo foi editado e compartilhado em sala de aula com os demais alunos. A turma foi dividida em quatro grupos. Cada grupo ficou responsável por investigar uma experiência exitosa na gestão do SUS. A ideia era filmar a experiência e conversar com gestores, trabalhadores e usuários acerca da experiência. Esse relato traz a cidade de João Pessoa, trabalho produzido por um grupo. Os demais produziram acerca de outras cidades. A experiência exitosa foi encontrada no Hospital Universitário da cidade, cenário de estudo. O interesse do grupo foi em mostrar o funcionamento da brinquedoteca, que é um espaço voltado para as crianças que estão hospitalizadas na clínica de pediatria do hospital e funciona como terapia complementar no tratamento das mesmas. O documentário foi feito com a autorização da enfermeira, coordenadora responsável pelo setor da Clínica Pediátrica, onde foram apresentados os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido para cada colaborador do documentário e a partir dai foram coletadas as informações acerca da experiência exitosa. A brinquedoteca funciona diariamente e é disponibilizada para o divertimento das crianças que estão hospitalizadas e que podem se deslocar do leito com segurança e aprovação imediata da equipe de saúde. As recreações são realizadas por voluntários e estudantes da Universidade Federal da Paraíba, que através de projetos de pesquisa realizam atividades recreativas com as crianças, além de grupos religiosos e a própria equipe de enfermagem do setor. Com a permissão da Coordenadora do setor, nossa equipe realizou uma manhã recreativa com as crianças onde nos caracterizamos com roupas coloridas, realizamos atividades de pinturas, músicas, dinâmicas, histórias e um lanche, em conjunto com a equipe de nutrição, e através desse momento pudemos mostrar com êxito o funcionamento da brinquedoteca. RESULTADOS: As crianças interagiram muito bem com as atividades realizadas, principalmente devido a grande ausência das atividades naquele local. Tivemos também o apoio das acompanhantes, que foi primordial para a realização do documentário. Ressalta-se que o trabalho em saúde, enquanto trabalho humano, vivo em ato, é fundamental e insubstituível, sendo operado através de relações estabelecidas entre as diversas categorias profissionais e destes como os usuários. Portanto, a reestruturação produtiva que se processa na saúde é de outra ordem, não estando determinada pelos avanços tecnológicos, mas, antes, pela gestão e produção do cuidado com base em tecnologias não-equipamentos. Além de ter o privilégio de proporcionar um momento de alegria aos pequenos internos, foi possível também ver o funcionamento de um serviço público, que é de direito daquela população e que realmente está a cumprir com seu objetivo na sociedade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Fazer com que o sistema de saúde funcione com qualidade, exige dos gestores, trabalhadores e usuários, conhecerem a realidade, focalizar as políticas públicas com planejamentos e decisões racionais para priorizar esse ou aquele tipo de ação, e que tenham a maior efetividade e eficiência no uso dos escassos recursos do setor para a promoção, prevenção e recuperação da saúde. Nesse sentido, é imperioso ressaltar a necessidade de mudança das práticas em saúde, qualificação dos profissionais com base na educação permanente em saúde e a articulação entre as instituições de ensino com os serviços. É fundamental também, no tocante à academia, que metodologias como essa sejam adotadas pelos demais módulos do curso de enfermagem e pelos demais cursos da saúde, pois faz o aluno conhecer práticas diferentes no SUS, acreditar que se pode fazer a diferença e sair da zona de conforto do modelo centrado na doença e passar a olhar o usuário no contexto da integralidade. O aluno passar a ser protagonista do processo ensino-aprendizagem e mantém uma relação horizontal com o professor, produzindo juntos novos saberes e novas práticas.

Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; Saúde da Criança; Saúde Coletiva.

Referências


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