Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
SEJA DIFERENTE, SEJA VOCÊ! MUDA AÍ - UMA VISÃO INOVADORA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Rafael Cavadas Tavares, Igor Azeredo Cruz, Elen de Souza B. de Araujo, Cristina Boaretto, Daniel Ricardo Soranz Pinto, Betina Durovni, Ana Maria Monteiro de Castro, Paula Fiorito, Clarissa Mello, Bernardo Cury, Claudia Ferrari

Última alteração: 2015-12-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: Preocupada em estimular a prática de hábitos mais saudáveis na população carioca, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS Rio), por meio de sua Superintendência de Promoção da Saúde e de sua Assessoria de Comunicação, desenvolveu o projeto chamado “Muda Aí”. Estruturado em quatro eixos principais: a) “Divirta-se”, para trabalhar questões relativas à prática de atividade física; b) “Coma Melhor”, com informações relevantes para manter a alimentação saudável; c) “Seja Gentil”, que estimula a cultura da paz, promove a cidadania e a harmonia na convivência familiar e social; e d) “Modere” com orientações de redução de danos para aqueles que desejam consumir álcool, mas sem descuidar da saúde; o Muda Aí é um espaço híbrido que se materializa tanto no mundo virtual, com uma plataforma de promoção da saúde que reúne diferentes tecnologias de comunicação, game e aplicativos interativos, como no mundo real, ao realizar campanhas (Menos Sal, Menos Gordura, por exemplo) mobilizações, encontros e eventos nos espaços públicos da cidade (praças, orla, unidades de saúde e escolas, por exemplo). No Muda Aí, a SMS Rio busca emancipar o cidadão e trazê-lo para a centralidade do seu plano de cuidado ao fornecer informação para a mudança de hábitos e subsídios (ofertados na rede de serviços de saúde) para que esta mudança ocorra. O projeto foi organizado em quatro etapas: i) realização de discussões internas e com parceiros de concepção do projeto e planejamento das ações; ii) desenvolvimento da plataforma com suporte da equipe de comunicação, de informática e de programação visual; iii) criação dos conteúdos, campanhas e estratégias; iv) circulação do produto final com campanha de divulgação para a apropriação dos usuários. Assim, em seu primeiro ano de lançado, o projeto “Muda Aí” tem se revelado com um potente instrumento de Promoção da Saúde ao adotar uma linha editorial descontraída e desvinculada de posicionamentos políticos e ideológicos como estratégia de convidar o morador da cidade do Rio de Janeiro (e do mundo, por que não?) a repensar o seu cotidiano, planejando melhor suas escolhas a fim de levar uma vida com mais saúde.

Palavras-chave


promoção da saúde; saúde; educação; alimentação saudável; atividade física; cultura da paz; moderação;