Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
SISTEMATIZAÇÃO DO PROGRAMA DE PUERICULTURA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA VILA NOVA MUNICÍPIO MUNDO NOVO - MS
Leidys Odelsa Martinez Carbonell, Alzira Aparecida Barros Assunção

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


NOVA MUNICÍPIOMUNDO NOVO - MS. APRESENTAÇÃO: A puericultura é um acompanhamento muito importante para o crescimento e desenvolvimento de uma criança e, por entender isso optamos por esta temática, para desenvolver o projeto de intervenção, que  foi realizado na (ESF) Estratégia de Saúde da Família Vila Nova no município de Mundo Novo-MS, com crianças de zero a 11 meses e 29 dias, com o objetivo de Sistematizar o Programa de Puericultura nesta unidade de saúde. METODOLOGIA: Após o levantamento de dados, realizado pelas agentes comunitárias de saúde, ocorreu uma busca ativa sendo identificados 31 crianças menores de um ano. Após essa análise iniciou-se um acompanhamento infantil na referida ESF e nas creches Municipais Elmo Jorge e Guaicuru. As 31 crianças foram acompanhadas por um período de seis meses, sendo realizado um atendimento com equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, agentes comunitários de saúde e técnico de enfermagem da unidade de saúde, realizando avaliações neuropsicomotor, medidas antropométricas, entrega com orientação de suplementação de ferro, solicitações de exames complementares e encaminhamento para pediatra do município. RESULTADOS: O Projeto possibilitou, além da sistematização da puericultura nesta unidade, a caracterização das crianças menores de um ano, sendo possível um monitoramento e a identificação das alimentações oferecidas às crianças menores e maiores de seis meses de idade, através de um trabalho de orientação aos pais e responsáveis sobre a alimentação e cuidados com as mesmas. Grandes conquistas foram concretizadas, tendo os objetivos alcançados, pois o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças através da puericultura foi muito importante, possibilitou a detecção de disfunção neuropsicomotor precoce, a reorganização da cobertura vacinal realizada na idade correta, estimulo a prática do aleitamento materno, a implementação da alimentação complementar, prevenindo as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros doze meses de vida. Garantindo desta forma a qualidade nos primeiros meses de vida das crianças pertencentes na estratégia da saúde família Vila Nova.

Palavras-chave


Puericultura; monitoramento; crianças; orientações

Referências


Brasil. MS. SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE. Departamento de Atenção Básica Saúde da criança: Nutrição Infantil: Aleitamento Materno e alimentação complementar- Brasília: Editorado Ministério da Saúde; 2009.

Londrina. Prefeitura do município. Autarquia Municipal  de Saúde. Saúde da criança: Protocolo. 1. Ed.-Londrina, PR; 2009.

Leite GB, Bercini LO. Caracterização das Crianças Atendidas na Puericultura do Programa Saúde da Família do Município de Campo Morão, Paraná, em 2003. Cienc. Cuid. Saúde. 2005; 4(3): 224-30.

Brasil. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica de Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Ministério da Saúde Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.

Brasil MS. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.