Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE AOS ESCOLARES MENORES DE 15 ANOS SOBRE PREVENÇÃO DE HANSENÍASE NO MUNICIPIO DE CUIABÁ-MT
Alzira Aparecida Barros Assunção, Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica que pode causar deformidades e incapacidades físicas. Sua prevalência reduziu substancialmente nos últimos anos, porém este agravo continua a ser um problema de saúde pública no Brasil. O Estado de Mato Grosso situa-se como região hiperendêmica em hanseníase, ocupando o primeiro lugar na detecção de casos novos no país.  A manutenção da endemia na população infantil sugere fluxos de transmissão ativa e recente da doença e tendência da endemia sendo necessárias estratégias de prevenção com vistas à redução da incidência em menores de quinze anos. O objetivo deste projeto de intervenção foi realizar educação em saúde na escola sobre hanseníase em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, condição primordial para o controle da doença no município, pois a educação em saúde é uma ferramenta que permite ao sujeito tornar-se o agente ativo no processo de saúde-doença, a partir do momento que desenvolve neste a capacidade de realizar escolhas mais assertivas sobre sua vida. METODOLOGIA: A ação foi desenvolvida por meio de oficina em uma escola do município com crianças de idade entre 10 e 14 anos abordando todos os aspectos da doença. Observou-se um crescimento do conhecimento dos alunos acerca da temática de forma positiva, mostrando maior sensibilidade à temática e curiosidade sobre o tema. A oficina como estratégia de educação em saúde para hanseníase é um benefício às crianças, pois proporcionou a elas o prazer no ato de aprender, criatividade e coordenação motora ligada ao aprendizado com divertimento. Pode-se dizer que as atividades lúdicas ultrapassaram a realidade, transformando-as através da imaginação. A incorporação de dinâmicas contribuiu para a ampliação da rede de significados construtivos e úteis à vida dessas crianças. RESULTADOS: Pode-se afirmar com os resultados obtidos, que as atividades aplicadas foram importantes para desenvolver sensibilização em relação à hanseníase ao público assistido, permitindo ao sujeito tornar-se o agente ativo no processo de saúde-doença, a partir do momento que desenvolve neste a capacidade de realizar escolhas mais assertivas sobre sua vida.

Palavras-chave


Hanseníase; Educação em Saúde; Enfermagem

Referências


Datasus. Departamento de Informática do SUS. Ministério da Saúde [internet]. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa [acesso 05 jun 2014]. Disponível em: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php.

Brasil. Ministério da Saúde. Situação epidemiológica da hanseníase no Brasil – análise de indicadores selecionados na última década e desafios para a eliminação. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico. 2013; 44(11).

Brasil. Ministério da Saúde. Oficinas de educação em saúde e comunicação. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde/FUNASA, 2001.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Doenças Transmissíveis. Plano integrado de ações estratégicas de eliminação da hanseníase, filariose, esquistossomose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira e controle das geohelmintíases : plano de ação 2011-2015. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Soares dos Santos E. Aspectos geográficos e epidemiológicos da hanseníase em Cuiabá e Várzea Grande – MT [tese].  São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo; 2012. 139p.