Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A importância da interdisciplinaridade no cuidado integral no contexto hospitalar
Deise Cararo, Marina Hass de Leone, Gabriela Weber Itaquy, Mônica de Oliveira Dutra, Lauriane Marques Martins, Elisângela Coffy, Jane Heringer, Luciana Zanetti

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente trabalho reflete sobre a inserção da residência multiprofissional nas equipes das unidades pediátricas de um hospital público materno infantil, ressaltando a importância dos espaços de encontro, de troca de saberes entre os profissionais e de construção de planos terapêuticos singulares para os pacientes. Nestes espaços, é um desafio constante a construção do trabalho interdisciplinar que se objetiva na articulação das profissões na assistência ao paciente e nas reuniões de equipes. Saupeet al (2005, p. 522) definem interdisciplinaridade como “a possibilidade de trabalho conjunto, que respeita as bases disciplinares específicas, mas busca soluções compartilhadas para os problemas das pessoas e das instituições”. Para tanto, é necessário manter uma relação articulada entre as diferentes profissões de saúde, envolvendo atitudes e capacidades de se relacionar com o outro, de reconhecer os problemas e pensar em soluções interdisciplinares. Este relato de experiência descreve como ocorrem estes momentos em duas equipes diferentes das unidades pediátricas que são a Internação e a Unidade de Terapia Intensiva durante o período de inserção de um grupo de residentes nestes cenários de prática. O round da Internação Pediátrica não teve freqüência regular, ocorrendo poucas vezes. Nesses momentos foram realizadas breves passagens dos casos clínicos, pois a equipe priorizou a assistência em época de grande demanda à discussões dos casos. A articulação multidisciplinar ocorre conforme a necessidade do cuidado ao paciente. METODOLOGIA: O round realizado na UTI Pediátrica ocorre semanalmente e é composto pela equipe multiprofissional - enfermagem, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, medicina – residência multiprofissional e médica. Objetiva a discussão dos casos que estão internados com a contribuição de cada área profissional em busca da melhor conduta pra saúde do usuário. A residência multidisciplinar ainda conta com espaço de reunião com os preceptores do cenário das unidades pediátricas. Neste se objetiva discutir casos que estejam sendo atendidos por mais de uma área profissional ou que sejam de maior complexidade. A partir desta reflexão, discutem-se ações e encaminhamentos. Espaço também de acolhimento de outras demandas dos residentes como planos de ação multidisciplinar, e potencialidades e entraves do cenário de prática. RESULTADOS: Acredita-se que nestes espaços efetivamos o trabalho com outras áreas de saber e buscamos expandir as possibilidades de entendimento e de intervenção, tendo como eixo central o paciente, pois torna-se muito limitador pensar no contexto hospitalar sem o aporte de uma equipe multiprofissional. O desafio da integralidade perpassa o entendimento da situação de vida de cada paciente/ família, das suas condições subjetivas e de relação, de seu contexto socioeconômico e cultural, de suas expectativas e necessidades no processo de cura e de cuidado (CECCIM, 1997).

Palavras-chave


Interdisciplinaridade;residência multiprofissional;internação pediátrica

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SAUPE, R. et al. Competência dos profissionais de saúde para o trabalho interdisciplinar. Interface – comunicação, saúde, educação, 9(18): 521-536, set/dez 2005.

CECCIM, R. B.. Criança hospitalizada: a atenção integral como uma escuta à vida. In: CECCIM, R. B.; CARVALHO, P. R. A. (Orgs.). Criança hospitalizada: atenção integral como escuta a vida. Porto Alegre: EDUFRGS, 1997, p. 27- 41.