Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A ELABORAÇÃO DE MARCADORES PEDAGÓGICOS QUE SUBSIDIEM A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Paulo Roberto Mix, Simone Edi Chaves

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de graduação em saúde inaugurou um movimento de mudança, entretanto observa-se, no campo da graduação em enfermagem, uma proposta de formação tecnicista e hospitalocêntrica. Cabe ao setor acadêmico compreender o avanço das políticas públicas do campo da saúde e traduzi-las em processos pedagógicos que permitam práticas inovadoras, com uma proposta de ensino da graduação disposta ao ineditismo. As instituições formadoras devem apostar levando-se em consideração as necessidades regionais, apostar em cursos de graduação em enfermagem que gerem significados e práticas com orientação social, com participação dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Existe necessidade de fortalecer a integração ensino-serviço-gestão e controle social. Espera-se qualificar a formação dos trabalhadores para as reais necessidades do setor da saúde com vigor político para um processo de mudança da realidade. Esta articulação se expressa no conceito do Quadrilátero da Formação, onde se articulam ensino, onde estariam docentes e estudantes; gestão, os gestores do SUS; atenção, os trabalhadores e serviços de saúde; e controle social, os usuários, os movimentos sociais e a sociedade. O objetivo deste estudo é propor marcadores pedagógicos que subsidiem a elaboração de um Projeto Pedagógico para um curso (PPC) de graduação em Enfermagem no município de Santa Rosa na Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA). METODOLOGIA: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa com utilização de grupo focal, onde serão convidados participantes das quatro faces do quadrilátero para que juntos possam debater as necessidades de saúde da região, com vistas à proposição de um PPC de enfermagem. Para análise dos dados será utilizada técnica de análise de conteúdo. O dispositivo utilizado para composição dos participantes do estudo será baseado no Quadrilátero da Formação: ensino - serviço - gestão - controle social. Definida por critérios de escolha intencional do pesquisador. Deste modo os participantes do estudo serão atores com interface com a instituição em estudo e que atuam em uma das 4 faces do quadrilátero. Serão escolhidos pelo menos dois participantes de cada uma das faces do quadrilátero. Assim os participantes do estudo serão: 2 enfermeiros docentes, 2 enfermeiros assistenciais, 2 gestores dos locais de campo de prática (hospital e atenção básica) e 2 representantes dos usuários. Como critério de inclusão na pesquisa os participantes devem ser: docentes, enfermeiros que supervisionam atividades práticas, gestores da instituição de ensino ou dos serviços de saúde onde a instituição de ensino desenvolve atividades práticas e serem usuários dos serviços de saúde onde a instituição de ensino desenvolve suas atividades práticas. Serão realizados 3 encontros de grupo focal, gravados em áudio e com presença de anotador assistente. A pesquisa respeita as questões éticas e está aprovada pelo CEP da UNISINOS sob o número 15/102. RESULTADOS: A pesquisa está em fase de coleta de dados e no congresso poderemos apresentar seus resultados.  

Palavras-chave


projeto pedagógico; enfermagem; educação; quadrilátero

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