Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMARIA NA UNIDADE PENAL DEFRANCISCO BELTRÃO – PFB NO ANO DE 2014
Rozeli WOSNIAK SCHMITZ, Angela Cristina Rocha Gimenes

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A saúde e a qualidade de vida (QV) são direitos fundamentais de todo o ser humano (BUSS, 2003). E refletem ao relacionamento ao conhecimento aos valores de individualidade e coletividades. Nessa filosofia podemos destacar que o sistema penitenciário trabalha em cima da base regenerativa do sujeito imposta pela sociedade, elevando o stress das classes trabalhadoras deste sistema. Assim a Secretaria da Segurança Pública e Administração (SESP) / Departamento de Execução Penal (DEPEN) do Estado do Paraná tem como missão “a aplicação da Lei de Execuções Penal, de acordo coma sentença judicial, visando a ressocialização dos presos, proporcionando condições de reintegração e convivência em sociedade”. No cumprimento das tarefas especificas e peculiar são lotados pela Secretaria da Administração e Previdência no Departamento Penitenciário do Estado do Paraná - SEAP (2013), mais de 3mil(3.000) servidores na função de agente de apoio, agente de execução, técnicos e profissionais, distribuídos em nas Unidades Prisionais para atender mais de 30 mil (30.000) encarcerados. Sistema Integrado de Informações – InfoPen ( 2012). Em consequência disso como agravante, veio às rebeliões os motins que se instalou nos Presídios do Paraná, vindo alterar as relações sobre saúde/trabalho/doenças, levando os profissionais ao absenteísmo das atividades. O presente trabalho possui o intuito de apresentar os reflexos do exercício profissional dos servidores no setor de enfermaria da Unidade Penal de Francisco Beltrão, com base na análise do cotidiano. O estudo é sobre a qualidade de vida dos funcionários envolvidos diretamente e indiretamente. Objetiva demonstrar a necessidade de implementações de programas e ações estratégicas, perante o alto nível de afastamento dos servidores por motivo de doenças e outros que ocasionam déficit de profissionais. METODOLOGIA: Neste sentido, para expor tais situação foram aplicado questionários para os servidores da enfermaria, que pode-se detectar que as sintomatologias físicas/psicológicas  podendo ser resultado das pressões paralelo com os stress sofrida neste ambiente. A palestra Stress Ocupacional foi aberta para todos os servidores com intuito de amenizar os impacto na saúde dos servidores.

Palavras-chave


Qualidade de vida, Sintomatologia físicas/psicológicas, déficit profissionais na enfermaria.

Referências


BussPM. Saúde, sociedade e qualidade de vida. Disponível em http://www.invivo.fiocruz.br

Carvalho MVL. Perfil do absenteísmo no Superior Tribunal de. Justiça: análise do ano de 2009. [Dissertação].

Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações.Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

Davis, Cláudia et al. (2007). Posturas docentes e formação universitária de professores doensino fundamental. Cad. Pesquisa., São Paulo, vol. 37, n. 130, abr. Acedido a 11 de junho de 2009 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742007000100011&lng=pt&nrm=iso

Lima, M. B., Nóbrega, R. G. da & Cortez, J. C. (2008). Estresse: um breve panorama. CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – UFPB, VIII Conhecimento em Debate – 3-7 nov.

Lüdke, H. E. (1999). Burnout: o estresse laboral dos professores. Tese apresentada ao daUniversidade Pontifícia Salamanca para obtenção do grau de doutor, orientada porMaria Paz Quevedo Aguado.

 

___________Ministério da Saúde.  “Política Nacional de Saúde do Trabalhador”, Brasília,2000.

Meirelles HL. Direito Administrativo Brasileiro. Editora Saraiva: São Paulo, 30ª edição, 2005.

Neto, S., Annibal, M. & Araújo, T. (2000). Condições de trabalho e saúde de professores darede particular de ensino Salvador – BA. Revista Bahiana de Saúde Pública, 24(1/2), pp. 42-56.

 

Melo, Eliane Maria Magalhães Cunha. Projeto para implantação do programa de qualidade de vidano trabalho no hospital das clínicas da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais 2012.

Mendes, Ana Magnólia. Como implantar um programa de qualidade de vida no trabalho no serviçopúblico – Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde e Trabalho. Universidade de Brasília.

Mendonça, Anna Carolinne Dantas. Qualidade de Vida no Trabalho: Implantação de um programacom atividades de Lazer como caminho para aliviar as tensões no ambiente de trabalho. InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN. Natal, 2010.

Oiticica, M. L. G. da R. & Gomes, M. de L. B. (2004). O estresse do professor acentuadopela precariedade das condições acústicas das salas de aula. XXIV Encontro Nac. deEng. de Produção, Florianópolis, 3-5 de nov.

 

Sousa, Lívia Mesquita de. Texeira, Natália Beatriz Viana. Plano de Ação Para a Vigilância ePromoção à Saúde na UFG. Universidade Federal De Goiás. Goiânia, 2010.

Shimizu et al. Sofrimento e prazer no trabalho vivenciado pelas enfermeiras que trabalham em unidades de terapias intensiva em um hospital escola. São Paulo,v33,n1.p.95 a 106(1999).

Tamayo, M. R., &Tróccoli, B. T. (2002a). Exaustão emocional: Relações com a percepção de suporte organizacional e com as estratégias de coping no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), 7(1), 37-42.         [ Links ]

WhoqolGroup. The World Health OrganizationQualityof Life assessment (WHOQOL): position paperfromthe World Health Organization. SocSciMed 1995; 41(10):1403-9.