Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Projeto Piá – Monitorando a saúde da criança até um ano de vida em uma USF do Sul do Brasil
Jorge Luiz de Andrade Trindade, Gabriela Carolini . Sartori, Luísa Timmen Müller, Juliana Daniela . Schneider, Nicole Artigas Aguilera, Zelly Beatriz Dória Lucas de Oliveira, Neiva Adriana . Willers

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este projeto foi desenvolvido por estagiários de um curso de Fisioterapia juntamente com uma Equipe de Saúde da Família (ESF) e tem como objetivo monitorar o desenvolvimento da criança no primeiro ano de vida. Com o foco sobre a atenção longitudinal, pretende-se criar uma atenção referenciada no acompanhamento da criança no primeiro ano de vida. Considerando uma atenção orientada para a pessoa e o contexto de vida que envolve seu ambiente de desenvolvimento, tanto na relação familiar com o bebe como o ambiente comunitário em que está inserido. METODOLOGIA: O projeto faz parte das ações propostas por acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Feevale, Novo Hamburgo – RS. Durante o 2º semestre de 2015 os estagiários identificaram as características demográficas e epidemiológicas, da população adstrita e propuseram a equipe a realização do monitoramento da Saúde das Crianças de até um ano de idade, através de registro específico das consultas pediátricas e visitas domiciliares (VD) de avaliação do Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) das crianças. Impactos: Foram identificadas 36 crianças com até 12 meses de idade na área de aproximadamente 4.000 habitantes. A rotina do projeto envolve registro de características das crianças, intercorrências na consulta com a pediatra e visitas domiciliares feitas pelos alunos sob supervisão de um professor fisioterapeuta em suas microáreas correspondentes. Durante as visitas domiciliares propõe-se avaliar a condição cinético funcional através de um instrumento desenvolvido que inclui além das características físicas, aspectos individuais e familiares, rotina de vida diária e aspectos do ambiente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O acompanhamento da criança tem possibilitado identificar e acompanhar casos que indiquem risco do desenvolvimento de recém-nascidos, como síndromes, atrasos no DNPM, bem como quaisquer outras intercorrências que possam auxiliar a família em um cuidado adequado do bebê. 

Palavras-chave


saúde da Criança; Saúde da Família; Educação Superior;Fisioterapia

Referências


1.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 272 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, nº 33)

2.FORTI-BELLANI,CD; CASTILHO-WEINERT. Desenvolvimento motor típico, desenvolvimento motor atipico e correlações na paralisia cerebral. In: Fisioterapia em Neuropediatria. Curitiba: Omnipax editora, 2011.

2.ROTTA, NT;PEDROSO, F;Desenvolvimento neurologico: avaliação evolutiva.Revista AMRIGS, Porto Alegre, 48 (3): 175-179, jul.-set. 2004