Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Observatório do controle social do SUS das micro regiões de saúde Betim/Contagem: espaço “alfabetizador” político de estudantes
Rhayane Maria Medeiros Ribeiro do Carmo, Berenice de Freitas Diniz, Jacqueline do Carmo Reis, Raimundo Loyola Junior, Maria da Consolação Magalhães Cunha

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de estudantes da área da saúde que participam do Projeto de Extensão desenvolvido pela PUC Minas Betim, “Observatório do Controle Social do SUS das micro regiões de saúde de Betim e Contagem” (OBCS/SUS). Reconhecida como processo de construção do conhecimento, a extensão universitária se articula com o ensino e a pesquisa nos cenários das práticas multiprofissionais permeados pelas demandas da sociedade. “No retorno à Universidade, professores e estudantes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, fará ampliar e elevar o nível do conhecimento anterior.” (SESU, 2008). O Observatório tem por finalidade fortalecer os mecanismos de controle social no âmbito do SUS por meio da capacitação de conselheiros, do monitoramento das resoluções das conferências de saúde e da disseminação do conhecimento adquirido durante os seis anos de desenvolvimento do projeto. METODOLOGIA: Como metodologia utilizamos a observação e discussão do percurso dos discentes ao longo do projeto. Estes estudantes foram selecionados a partir de suas habilidades para a extensão e disponibilidade para participar do projeto. Como resultado alcançamos estudantes que modificaram sua percepção acerca do Sistema Único de Saúde e se inseriram como conselheiros e delegados em Conferências Municipais e Estaduais. Os alunos se apropriaram do marco conceitual e desenvolveram produção de trabalhos de conclusão de curso e pesquisas acerca da temática do projeto. Uma pesquisa desenvolvida pelo grupo denominada “Professores Universitários: abordagem sobre cidadania e controle social/SUS nas disciplinas da área de conhecimento em Saúde Coletiva/Saúde Pública” permitiu a avaliação da inserção do controle social no SUS nas unidades de ensino dos cursos da área saúde no Campus Betim. RESULTADOS: Foi possível identificar que as ementas das disciplinas afins tinham carga horária insuficiente, tendo em vista a multiplicidade de conteúdo a serem apresentados no período. Durante oficinas realizadas em salas de aulas, os estudantes demonstraram-se participativos, mas nem sempre tinham conhecimento do conteúdo discutido. Denota-se que o projeto de Extensão OBCS/SUS se tornou um local onde os estudantes podem conhecer o SUS, construir consciência política e militar em prol de um sistema de saúde universal e com equidade. Ousamos dizer que o OBCS/SUS é um “alfabetizador político”, instiga o aluno a se reconhecer como cidadão, considerando a definição de Bertolt Brecht (1898-1956) no poema “O Analfabeto Político”. Esta experiência possui uma relação muito próxima com o eixo temático Movimentos sociais e desafios à democracia brasileira. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como relatado acima a extensão universitária propicia a reflexão do fazer política e do ser político. Durante o desenvolver das atividades realizadas pelo projeto, estudantes e a comunidade acadêmica refletiram sobre a política pública de saúde que estamos construindo com a nossa participação, ou não. 

Palavras-chave


controle social; formação continuada

Referências


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