Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
BAIXA COBERTURA DE VISITA DE SUPERVISÃO DO ENFERMEIRO: UM RELATO SOBRE AS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM REDE BÁSICA DE SAÚDE
Leilaísa Gonçalves Oliveira, Karolina Gonçalves Oliveira, Priscila Maria Marcheti Fiorin

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: Durante estágio supervisionado em Unidade Básica de Saúde, realizado no 10° semestre da graduação em Enfermagem, foi aplicado o Método Altadir de Planejamento Popular - MAPP para fazer um levantamento dos problemas enfrentados e definir objetivos que os solucionariam. Seguindo os passos do método pudemos levantar os nós críticos e traçar um planejamento a fim de alcançar as metas estipuladas para a unidade. Um dos problemas encontrados foi a baixa cobertura de visita de supervisão do enfermeiro devido a falta de profissionais e consequente sobrecarga de serviço, para cumprir a meta foram programadas 5 visitas de supervisão do enfermeiro. METODOLOGIA: De acordo com o método utilizado estavam programadas 5 visitas de supervisão, sendo que no período de estágio foram realizadas 11 visitas de supervisão, sendo 9 indiretas e 2 diretas. RESULTADOS: A visita de supervisão é uma maneira muito eficaz de avaliar as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS e se o vínculo entre a unidade e a população está sendo estabelecido. Durante nossas visitas foi observado que moradores da região que deveriam estar sendo acompanhados de perto tanto pelo ACS da área quanto pelo enfermeiro não estavam recebendo visitas nem de um nem do outro. Alguns estavam buscando serviços e/ou materiais em outras instituições distantes da residência por falta de conhecimento dos serviços oferecidos pela unidade do bairro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A visita de supervisão é fundamental no estabelecimento do vínculo, pois ficam evidentes as falhas do serviço sendo possível corrigi-los e deixando disponível para aqueles moradores todos os serviços oferecidos pela unidade, abrindo as portas definitivamente.

Palavras-chave


Humanização no cotidiano do serviço; Desafios da Interdisciplinaridade no Cotidiano do Trabalho; Sujeitos e Singularidades na Construção do Cuidado em Saúde.