Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O ENSINO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS EM SAÚDE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Wanda Barbosa de Assis Vieira, Cleyton Cézar Souto Silva, Soraya Maria de Medeiros, Raphael Raniere de Oliveira Costa, Marília Souto de Araújo

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: No âmbito da saúde, as tecnologias representam um grande avanço do ponto visto técnico-científico. Com efeito, a ciência da Enfermagem, que tem como funções precípuas o ensinar, o fazer, o gerenciar, e o assistir, encontra nas tecnologias um reforço que faz do Enfermeiro um construtor do saber, onde a inovação tecnológica permite ao profissional uma nova forma de pensar, agir, e refletir, acerca da qualidade da assistência que será prestada ao paciente e da humanização que terá o cuidado individualizado. Desse modo, objetiva-se refletir sobre o ensino das tecnologias em saúde na formação acadêmica em enfermagem. METODOLOGIA: Este estudo consistiu em um relato de experiência que descreve aspectos vivenciados na docência, na oportunidade de lecionar no curso de enfermagem a disciplina de tecnologias aplicadas em saúde. Trata-se de um olhar qualitativo, que abordou a problemática desenhada a partir de métodos descritivos e observacionais. A disciplina que resultou na redação deste relato foi ofertada no período de agosto a dezembro de 2013 em uma faculdade privada de enfermagem situada na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. RESULTADOS: No percurso da disciplina, foi oportunizada uma aproximação com diversos conteúdos, a saber: a evolução da informática e os tipos de tecnologias, robótica na saúde, telessaúde, bancos de dados em saúde e processo de investigação, prontuários e prescrição eletrônica, aplicações de novas tecnologias na enfermagem e a teoria do cuidado cultural de Madelaine Leininger. As metodologias utilizadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem basearam-se nas metodologias ativas. As discussões dialogadas, o uso de vídeos da internet, filmes, rodas de conversa, aulas práticas no laboratório de informática, artigos e literaturas pertinentes foram alguns dos recursos utilizados durante a disciplina. É imprescindível considerar as tecnologias em saúde e enfermagem dentro do currículo da formação do enfermeiro. Para tanto, é relevante considerar as múltiplas fontes de informação e disponibilizar cenários de aprendizagem que extravase a sala de aula, com um currículo que ultrapasse as fronteiras disciplinares de modo a oportunizar uma formação mais próxima das exigências do mundo atual do trabalho em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ensino das tecnologias em saúde não deve ser visto, hoje, apenas para aprendizado de manipulação de máquinas e aparatos tecnológicos, mas como uma possibilidade de desenvolver uma visão crítica e reflexiva, fazendo com que sua função seja de auxiliar e aprimorar o trabalho humano, e não de substituí-lo. Na realidade aplicada, a disciplina contribuiu para a ampliação do conhecimento e a descoberta de novos horizontes.Palavras-chave: Enfermagem; Educação em enfermagem; Tecnologias. 

Palavras-chave


Enfermagem; Educação em enfermagem; Tecnologias.

Referências


1.SALVADOR, P.T.C.O. Tecnologia e inovação para o cuidado em enfermagem. Revista de enfermagem da UERJ, v.20, n.1, p.111-117.

2. GUIMARAES, E.M.P; GODOY, S.C.B.; ASSIS, D.S.S. Capacitação profissional: a opção pela telenfermagem. Revista de Docência do Ensino Superior, v. 13, p. 62-69. 2013