Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CARIOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Isabela Mascaro Martins

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: Considerando o conceito de Odontologia Baseada em Evidências, discute-se o embasamento de acadêmicos e profissionais neste paradigma, como alicerce de sua prática clínica, e alguns pontos críticos do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. OBJETIVOS: Verificar a opinião de acadêmicos e profissionais sobre as atuais evidências científicas acerca de tópicos relevantes inerentes à cariologia e sua percepção sobre o processo ensino-aprendizagem. MÉTODOS: Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Aplicou-se um questionário elaborado em Escala Likert aos acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Faodo - UFMS) e aos especialistas em Dentística e Odontopediatria do município de Campo Grande (MS) com até 15 anos de formados em nível de graduação. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos à análise estatística analítica. RESULTADOS: Em cinco das sete afirmativas sobre cariologia, a maior porcentagem dos estudantes expressou opinião condizente com as atuais evidências em cariologia, e os profissionais mostraram conhecimento em todas elas. A maioria concordou em que o método de avaliação desestimula os acadêmicos a realizar procedimentos preventivos e que nem sempre o processo ensino-aprendizagem considerou a tomada de decisão clínica alicerçada em evidências científicas. CONCLUSÃO: A prática clínica dos respondentes, de modo geral, condiz com as atuais evidências, contemplando o paradigma da mínima intervenção, mas o processo ensino-aprendizagem na Faodo - UFMS poderia ser discutido e reavaliado.

Palavras-chave


Educação em Odontologia; Odontologia Baseada em Evidências; Cárie Dentária; Odontologia Preventiva.

Referências


  1. Sackett DL, Rosenberg WMC, Gray JAM, Haynes RB, Richardson WS. Evidence based medicine: what it is and what it isn´t. BMJ 1996; 312:71-2.
  2. Panutti CM, Rosa EF, Guglielmetti MR, Moreira RTB. Avaliação Crítica de Ensaios Clínicos: Critical Evaluation of Clinical Trials. Rev Odontol Bras Central 2011; 20(52):2-6.
  3. Bader JD, Shugars DA. Variation in dentists clinical decisions. J Publ Health Dent 1995; 55:181-8.
  4. Featherstone JD. Dental caries: a dynamic disease process. Aust Dent J 2008; 53(3):286-91.
  5. Ericson D. The Concept of Minimally Invasive Dentistry. Dent Update 2007; 34:9-18.
  6. Kidd EAM, Van Amerongen JP, Van Amerongen WE. O papel do tratamento operatório no controle da cárie. In: Kidd E, Fejerskov O. Cárie Dentária: A Doença e seu Tratamento Clínico. 2 ed. Tradução: Rossetti PHO. São Paulo: Santos, 2011:356-65.
  7. Kidd E, Fejerskov O. Controle da progressão da doença: tratamento não operatório. In: Kidd E, Fejerskov O.  Cárie Dentária: A Doença e seu Tratamento Clínico. 2 ed. Tradução: Rossetti PHO. São Paulo: Santos, 2011:252-55.
  8. Tyas MJ, Anusavice KJ, Frencken JE, Mount GJ. Minimal intervention dentistry - a review. FDI Commission Project 1-97. Int Dent J 2000; 50(1):1-12.
  9. Conceição EN, Leite CV. Atuação em Dentística. In: Conceição EN. Dentística: Saúde e Estética.  2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007:20-33.

10.  Pereira JCR. Análise de Dados Qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3 ed. São Paulo: Edusp, 2001.

11. Frencken JE, van’t Hof MA, Van Amerongen WE, Holmgren CJ. Effectiveness of single-surface ART restorations in the permanent dentition: a meta-analysis. J Dent Res 2004; 83(2):120-3.

12. Stringhini Jr E, Raggio DP, De Benedetto MS, Bonini GAVC, Bönecker M, Imparato JCP. Tratamento Restaurador Atraumático – ART. In: Imparato JCP, De Benedetto MS, Bonini GAVC, Guedes-Pinto AC. Odontopediatria Baseada em Evidências Científicas. São Paulo: Santos, 2010:1-10.

13.  Nyvad B, Machiulskiene V, Baelum V. Construct and Predictive Validity of Clinical Caries Diagnostic Criteria Assessing Lesion Activity. J Dent Res 2003; 82(2):117-22.

14.  Ricketts DN, Kidd EA, Innes N, Clarkson J. Complete or ultraconservative removal of decayed tissue in unfilled teeth. Cochrane Database Syst Rev. 2006; 3:CD003808.

15. Marinho VCC, Higgins JPT, Logan S, Sheiham A. Fluoreto tópico (cremas dentales, enjuagues bucales, geles o barnices) para prevenir lãs caries dentales em ninõs y adolescentes (Revisión Cochane traducida). En: La Biblioteca Cochane Plus, 2008 Número 4. Oxford: Update software Ltd. Disponível em: <http://www.update-software.com>. (Tradução de The Cochrane Library, 2008 Issue 3. Chichester, UK: John Wiley & Sons, Ltd.).

16. Falster CA, Araújo FB, Straffon LH, Nor JE. Indirect pulp treatment: in vivo outcomes of an adhesive resin system vs calcium hydroxide for protection of the dentin-pulp complex. Pediatr Dent 2002; 24:241-48.

17. Franzon R, Casagrande L, Pinto AS, Garcia-Godoy F, Maltz M, Araújo FB. Clinical and radiographic evaluation of indirect pulp treatment in primary molars: 36 months follow-up. Am J Dent 2007; 20:189-92.

18. Maltz M, Oliveira EF, Fontanella V, Carminatti G. Deep caries lesions after incomplete dentine caries removal: 40-months follow-up study. Caries Res 2007; 31(2):493-6.

19. Nyvad B, Fejerskov O, Baelum V. Diagnóstico tátil-visual da cárie. In: Kidd E, Fejerskov O. Cárie Dentária: A Doença e seu Tratamento Clínico. 2ª Ed. Tradução: Rossetti PHO. São Paulo: Santos, 2011:50-68.

20. Nuto SAS, Noro LRA, Cavalsina PG, Costa ICC, Oliveira AGRC. O processo ensino-aprendizagem e suas consequências na relação professor-aluno-paciente. Ciência & Saúde Coletiva 2006; 11(1):89-96.

21. Stringhini Jr E. Longevidade de restaurações realizadas pelo tratamento restaurador atraumático (ART): revisão sistemática da literatura e metanálises. Campinas; 2007. [Dissertação] – Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic.

22. Lima DC, Saliba NA, Moimaz SAS. Tratamento restaurador atraumático e sua utilização em saúde pública. RGO 2008; 56(1):75-9.

23. Farooq NS, Coll JA, Kuwabara A, Shelton P. Success rates of formocresol pulpotomy and indirect pulp therapy in the treatment of deep dentinal caries in primary teeth. Pediatr Dent 2000; 22(4):278-86.

24. Bjorndal L. Indirect Pulp Therapy and Stepwise Excavation. JOE 2008; 34(7):29-33.

25.  Garcia FM, Braga MM, Mendes FM, Novaes TF, Matos R, Imparato JCP. Capeamento pulpar indireto com sistema adesivo e resina composta – 42 meses de acompanhamento. Rev Inst Ciênc Saúde 2009; 27(4):417-21.

26.  Silva MO, Cunha DCS, Castro RFM, Porto RB. Sucesso clínico e radiográfico do capeamento pulpar indireto com remoção parcial de tecido cariado em molares decíduos. RGO 2009; 57(3):297-301.

27.  Mertz-Fairhurst EJ, Call-Smith KM, Shuster GS, Williams JE, Davis QB, Smith CD, et al. Clinical performance of sealed composite restorations placed over caries compared with sealed and unsealed amalgam restorations. J Am Dent Assoc 1987; 115(5):689-94.

28. Ekstrand KR, Qvist V, Thylstrup A. Light microscopic study of the effect of probing in occlusal surface. Caries Res 1987; 21(3):368-74.

29.  Lussi A. Comparison of different methods for the diagnosis of fissure caries without cavitation. Caries Res 1993; 27:409-16.

30.  Newbrun E. Problems in caries diagnosis. Int Dent J 1993; 43(2):133-42.

31. Pitts NB. Current methods and criteria for caries diagnosis in Europe. J Dent Educ 1993; 57(6):409-14.

32. Chan DCN. Current methods and criteria for caries diagnosis in North America. J Dent Educ 1993; 57(6):422-26.

33.  Primi R, Santos AAA, Vendramini CM. Habilidades básicas e desempenho acadêmico em universitários ingressantes. Estudos de Psicologia 2002; 7(1):47-55.

34.  Pinheiro FMC, Nóbrega-Therrien SM, Almeida MEL, Almeida MI. A formação do cirurgião-dentista no Brasil: contribuições de estudos para a prática da profissão. RGO 2009; 57(1):99-106.

35.  Henzi D, Davis E, Jasinevicius R, Hendricson W. In the students’ own words: what are the strengths and weaknesses of the dental school curriculum. J Dent Educ 2007; 71(5):632-45.

36.  Spector M, Holmes DC, Doering JV. Correlation of quantity of dental students’ clinical expeciences with faculty evaluation of overall clinical competence: a twenty-two-year retrospective investigation. J Dent Educ 2008; 72(12):1465-71.

37.  Ramos FB. Como o paciente se sente ao ser atendido por um aluno de odontologia. Revista do CROMG 2001; 7:10-5.

38.  Evangelidis-Sakellson V. Student productivity under requirement and comprehensive care systems. J Dent Educ 1999; 63(5):407-13.

39.  Holmes DC, Trombly RM, Garcia LT, Kluender RL, Keith CR. Student productivity in a comprehensive care program without numeric requirements. J Dent Educ 2000; 64(11):745-54.

40.  Steiner-Oliveira C, Kantovitz KR, Teixeira MS, Vieira KA, Serra MD, Gambareli FR et al. Estudo preliminar do instrumento de avaliação clínico proposto aos alunos de graduação de odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp. Ciênc Odontol Bras 2006; 9(1):77-86.

41.  Park SE, Timothé P, Nalliah R, Karimbux NY, Howell TH. A case completion curriculum for clinical dental education: replacing numerical requirements with patient-based comprehensive care. J Dent Educ 2011; 75(11):1411-6.

42.  Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Resolução CNE-CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da União.

43.  Pizzatto E, Garbin CAS, Garbin AJI, Saliba NA. O papel do professor no ensino odontológico. Saúde em Debate 2004; 28(66):52-7.

44.  Johnson G. A comprehensive care clinic in Swedish dental undergraduate education: 3-year report. Eur J Dent Educ 1993; 3:148-52.

45.  Formicola AJ, Myers R, Hasler JF, Peterson M, Dodge W, Bailit HL, et al. Evolution of dental school clinics as patient care delivery centers. J Dent Educ 2008; 72(2Suppl):110-27.

46.  Vining RV. Comprehensive care: objectives, management and financial impact. Proceedings, Third Conference on Comprehensive Care in Clinical Dental Education. J Dent Educ 1984; 48(sup):7-10.

47.  Consani JW, Crabb LJ. Workshop I. Comprehensive dental care: objectives, management and financial impact. Proceedings, Third Conference on Comprehensive Care in Clinical Dental Education. J Dent Educ 1984; 48(sup):11-2.

48. Ferreira NP, Leles CR, Sousa MLR, Cury JA. Conhece-te a ti mesmo: conhecimento sobre cárie dentária e o processo formativo na FOP-UNICAMP. Revista da ABENO 2012; 12(1):91-2.