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FORMAÇÃO EM PESQUISA: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA PROPET EM CAXIAS DO SUL – RS
Última alteração: 2015-10-23
Resumo
APRESENTAÇÃO: O desenvolvimento de pesquisas é fundamental no processo de construção do conhecimento em saúde. Para tanto, é necessária instrumentalização para conhecimento e adequada utilização das diversas metodologias de pesquisa existentes. Baseado nisso, o PROPET Saúde da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem desenvolvendo atividades de educação continuada visando capacitação para a pesquisa. O objetivo é capacitar os alunos dos diferentes cursos da saúde participantes do PROPET Saúde, bem como os profissionais da rede vinculados ao programa, para desenvolvimento de atividades de pesquisa em saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Com o intuito de capacitar de forma contínua os seus membros para pesquisa científica, o PROPET/UCS organizada periodicamente oficinas com profissionais que são referência em pesquisa, principalmente dentro da UCS. Além disso, anualmente é realizado um curso de iniciação científica, em parceria com as Ligas Acadêmicas de Medicina da UCS. Resultados: O curso anual de iniciação científica oferece noções básicas de pesquisa aos integrantes do projeto, motivando os alunos na produção de conhecimento, além de ajudar na divulgação do PROPET Saúde e das pesquisas aqui desenvolvidas. Já as oficinas de educação continuada permitem o desenvolvimento de diferentes atividades como: análise e interpretação de dados, discussão e socialização a pesquisa. Além disso, prepara os acadêmicos para elaboração dos trabalhos de conclusão de curso, bem como para a vida profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A produção científica é um dos principais alicerces da formação médica. O incentivo e a capacitação constante para este fim promovida pelo PROPET Saúde tem mostrado grande aceitação dos acadêmicos, não só de medicina, mas de todos os cursos envolvidos no programa. Isso tem se refletido em participação efetiva de todos na construção de conhecimento científico.
Palavras-chave
Educação continuada; Aprendizagem instrumental; Pesquisa interdisciplinar.