Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Vivências na saúde coletiva: potencial transformador na formação acadêmica
VANESSA MICHELON COCCO

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


O objeto de trabalho da Fisioterapia está centrado no ser humano, independente de sua condição de saúde e compete à formação acadêmica, mediante o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ofertar oportunidades para que o aluno possa desenvolver este pensamento. Como território vasto para aquisição de experiências e aprendizados, está o campo da Saúde Coletiva, que busca desvincular o olhar do modelo curativista e biomédico, acenando para a prevenção, manutenção e promoção da saúde. O cenário da experiência relatada compreende a disciplina de Saúde Coletiva I, mais especificamente seu campo de práticas, realizada no 1º semestre do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, campus Uruguaiana, RS, Brasil. A carga horária prática da disciplina foi realizada em serviços de saúde do município, como Unidades de Estratégia de Saúde da Família e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II. Os relatos dos alunos na avaliação da disciplina e no portfólio entregue, embasaram a construção deste relato de experiência. Após a análise das falas e das escritas dos alunos ao final da disciplina, foi possível identificar efeitos importantes das experiências vivenciadas no campo da Saúde coletiva. Destaca-se o despertar nos alunos de um olhar integral e humanizado na atenção em saúde, que se desvincula da doença e valoriza a escuta e o contexto social dos usuários como determinante para sua condição de saúde, como elucidam alguns relatos: aluna 1 – “a disciplina [...] trouxe-me uma nova concepção de saúde. Através desta, verei meus futuros pacientes como um todo e não apenas sua doença”; aluna 5 - “Abre a visão sobre a saúde que temos e o que podemos ajudar a melhorar no futuro como futuros profissionais da saúde”. Ainda, alguns alunos assinalaram que estas vivências também contribuíram na afirmação da escolha pelo curso. Assim sendo, nota-se que práticas acadêmicas no campo da saúde coletiva, apresentam potencial transformador, com impactos positivos na formação acadêmica e profissional, uma vez que contribuem para a construção de um fisioterapeuta com olhar humanista e crítico-reflexivo, conforme preconizam as DCNs dos cursos da área da saúde.