Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Relato de Experiência: Residências em Saúde e Educação Permanente, uma união que dá certo
Dalmare Anderson Bezerra Oliveira Sá, Elisdete Maria Santos de Jesus, Wellington Barros da Silva

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: Relato de experiência das ações de educação permanente (EP) e dos impactos da mesma na mudança de atitude dos trabalhadores. Baseado nas vivências ocorridas em diferentes cenários da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal de Sergipe. Tendo como objetivo descrever o processo de construção e realização destas ações no desenvolvimento das práticas dos residentes, bem como quais as mudanças resultantes da mesma no cotidiano dos serviços levando em conta que as residências tem se caracterizado como espaços promissores de EP no Sistema Único de Saúde (SUS). DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trabalho desenvolvido no período de março de 2013 a fevereiro de 2015, nos seguintes cenários de prática: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD) III, CAPS Infanto-Juvenil (CAPS i AD), CAPS Infantil (CAPS i), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Gestão da Rede de Atenção Psicossocial (REAPS). O processo de trabalho dos residentes incluía um período inicial de observação dos cenários, neste período os residentes participavam das atividades ofertadas pelo serviço, conheciam a rotina vivenciada, se familiarizavam com os trabalhadores e com os usuários. Após este momento os residentes formulavam propostas de diversas atividades, dentre elas sempre houveram momentos de EP com temas e metodologias de trabalho diversificadas a depender das necessidades dos serviços. Dentre os principais temas trabalhados estavam: Uso Racional de Medicamentos, Principais Transtornos Mentais e Estruturação da Rede de Atenção Psicossocial e as intervenções aplicadas foram: dinâmicas de grupo, roda de conversa, palestras e jogos interativos referentes aos temas. RESULTADOS: As ações desenvolvidas com mais aceitação pelos trabalhadores eram as que fogem dos métodos convencionais de ensino e aprendizagem. A roda de conversa e os jogos interativos se encontravam no rol das destas ações, pois elas trabalhavam efetivamente os temas de forma descontraída e possibilitavam a voz do trabalhador sem pré-conceitos em relação ao seu nível de conhecimento quanto aos assuntos. Após a realização das atividades os residentes observavam as mudanças de atitude em relação aos temas trabalhados. Além disto, um dos fatores positivos observados após as intervenções foi a maior integração dos residentes com os trabalhadores e da residência com o cenário. Os residentes passavam a ser considerados parceiros na resolução dos problemas enfrentados e as atividades desenvolvidas como a motivação para mudança das práticas nos serviços. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Modelos de residência que permitam aos profissionais residentes realizarem intervenções de educação permanente nos cenários de prática podem facilitar a inserção da mesma no cotidiano dos serviços, além de serem importantes propulsores no processo de mudança das práticas de atenção à saúde. Desta forma o “padrão ouro” da formação de especialista em saúde no país deve ter a educação permanente como uma das norteadoras do seu processo pedagógico.

Palavras-chave


Educação Permanente; Residência Multiprofissional