Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
’SIMULAÇÃO DE DEMÊNCIA DE ALZHEIMER COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO DO CUIDADO
Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira, Isabela P. Tomilheiro

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Ao longo dos anos a população mundial, cada vez mais, vem envelhecendo e as doenças crônicas degenerativas ocupam 1º lugar, causadores de demência como a de Alzheimer (DA) sendo a causa mais frequente de demência no idoso e sua prevalência aumenta espontaneamente entre 65 a 95 anos. Trata-se de um estudo com abordagem clínico experimental onde foi realizado um simulador virtual de baixa fidelidade sobre a Demência de Alzheimer. Este projeto foi submetido ao CEP da Unesp de Assis, conforme a resolução n º 466 de 12 de dezembro de 2012. Teve como objetivo principal promover a sensibilização dos voluntários diante a D.A. Promover a reflexão sobre o impacto dos efeitos das alterações fisiopatológicas dos portadores de Demência de Alzheimer na realização de atividades de vida diária através da Simulação; Promover a sensibilização dos voluntários submetidos, estimulando a promoção dos valores de igualdade, cidadania e dignidade de vida humana; Avaliar reações dos participantes da pesquisa relacionadas ao estigma e empatia antes e após o Simulador Virtual de Demência; Identificar as reações comuns pelos voluntários do Simulador de Virtual de Demência; O principal resultado diante a simulação foram as dificuldades dos voluntários de realizar as atividades propostas como: Pegar o copo da mesa e colocar a água quente dentro do mesmo e deambular até encontrar um local para sentar-se; pegar as moedas do chão, identificar o valor das mesmas e colocá-las no cofre em cima da mesa; pegar algum objeto no ambiente e identificar a sua textura, cor e funcionalidade; Pegar uma camiseta branca que se encontra no ambiente e coloca-la no cabide do lado correto (sem ser do avesso); Realizar a organização da cama e sentar-se na cadeira em seguida. Após a participação dos voluntários, foi apresentado um questionário fechado, para que os participantes referissem quais eram os apontamentos em relação ao procedimento proposto. “Qual foi a sensação participar dessa simulação? Sentiu alguma dificuldade? Qual? Você possuía algum conhecimento acerca das alterações que a Demência de Alzheimer poderia provocar na atividade de vida diária do paciente?Essa experiência contribuiu de forma significativa para você? Como?” Os resultados mais apontados foram às dificuldades apresentada pelos participantes em relação a sentidos auditivos e visual, onde relataram diante a simulação ter a sensação do que vive um portador de Alzheimer no dia a dia. Salientando que a maioria dos participantes demonstrou falta de conhecimento perante a doença.

Palavras-chave


1 Alzheimer; 2 Simulador virtual; 3 Promoção à Saúde.

Referências


Engelhardt E,Dourado M,Lacks J. A doença de Alzheimer e o impacto nos cuidadores.Revista Brasileira de Neurologia,14(2),5-11.

Freitas, E V. Tratado de Geriatria e Gerontologia, 2º ed. Rio de janeiro, RJ: Guanabara koogan,2006.224p.

Grafstrom M,Fratiglioni L,Sandman PO,Winblad B.Heath and social consequences for relatives of demented and non-demented e lderly:A population study.journal clinical of epidemiology,45(8),861-870.

TAKAKIMH, SANTANA D M G.A empatia como essência no cuidado prestado ao cliente pela equipe de enfermagem de uma unidade básica de saúde. Cogitare Enferm,Curitibiba.v.9 n.1,p.79-83,jan/jun.2004.