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INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO E A DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE I SOB O OLHAR DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
APRESENTAÇÃO: A integração ensino – serviço-comunidade caminha conjuntamente, quando há planejamento e convergência de propósitos. A Unidade de Saúde da Família Divisa da Gerência Distrital Glória-Cruzeiro-Cristal e a disciplina Práticas Integradas em Saúde I (PIS I) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) buscam construir juntas nesta direção. Uma das atribuições do Agente Comunitário de Saúde é participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação, cuja preocupação central é a comunidade na identificação de famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades (BRASIL, 2012), sintonizando, assim, com o propósito da disciplina. OBJETIVO: Relatar a experiência das cinco agentes comunitárias na integração ensino-serviço, no processo de territorialização junto aos estudantes e professores da PIS I. Descrição da experiência: O processo de territorialização na adscrição de famílias pelo grupo de estudantes e docentes é acompanhado e monitorado pelas Agentes Comunitárias de Saúde no território. Assim, na saída a campo é feito: a) o mapeamento das ruas e casas, b) descrição da microárea observada, c) identificação de equipamentos sociais e dos recursos das microáreas, d) descrição do funcionamento dos serviços, da estrutura física, das condições de vida da população, das características e identificação de lideranças. Para a problematização e a reflexão do campo observado, é realizado entre professores, estudantes e Agentes Comunitárias uma roda de conversa, que acontece com um lanche coletivo e acolhida da equipe de Saúde da Família, deixando como produto para a Unidade de Saúde, relatórios, mapas atualizados onde todos os profissionais da equipe se apropriam permitindo ter este olhar sobre o ensino e o serviço, bem como a reflexão de como a geografia do espaço está em constante e veloz transformação. RESULTADOS: A compreensão do funcionamento do serviço ofertado à população, a qual é beneficiada pelo ambiente educacional, possibilita a compreensão do papel do médico como um dos muitos recursos dentro da comunidade para ajudar as pessoas a lidarem com suas inter-relações entre saúde e problemas sociais e fomenta que a equipe da Estratégia Saúde da Família, comunidade e Universidade seja aliada no desenvolvimento e manutenção do sistema de prevenção de doenças e promoção da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O território estudado a partir de um contexto ampliado de saúde, levando em consideração as particularidades das vivências entre estudantes, professores e Agentes Comunitárias de Saúde (multiprofissional e interdisciplinar), permite a construção de uma percepção crítica em relação ao território, comunidade, serviço e educação no Sistema Único de Saúde. Palavras- chave: Serviços de Integração Docente-Assistencial; Territorialização; Agentes Comunitários de Saúde. REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, Distrito Federal, 2002.
Palavras-chave
Palavras- chave: Serviços de Integração Docente-Assistencial; Territorialização; Agentes Comunitários de Saúde.
Referências
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, Distrito Federal, 2002.