Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Relato de ações acadêmico-integrativas, a partir da visão do profissional de saúde, em uma Unidade de Saúde do município de Lagarto – Sergipe
Lívio Matheus Aragão dos Prazeres, Rhamon Ribeiro da Costa, Ernânia Leite Batista, Karine Vaccaro Tako

Última alteração: 2015-12-01

Resumo


A subunidade de aprendizagem Prática de Ensino na Comunidade (PEC) utiliza a problematização como mediadora do conhecimento, permitindo aos estudantes da Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto inserção precoce na comunidade, possibilitando assim maior engajamento com a realidade da população a ser acompanhada durante o processo ensino-aprendizagem. Durante a PEC, alunos de oito cursos da área da saúde utilizam de estratégias multiprofissionais para uma determinada comunidade. Esse trabalho tem como objetivo relatar as mudanças que ocorreram na Unidade de Saúde Cidade Nova com a chegada dos discentes, a parti da visão dos profissionais de saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Situada na cidade de Lagarto/SE, a Unidade Básica de Saúde da Cidade Nova conta com apenas uma Equipe de Saúde da Família (ESF) - uma enfermeira, um médico generalista, uma técnica de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e quatro residentes, sendo duas enfermeiras, uma psicóloga e uma farmacêutica, os quais possibilitam o atendimento a 3.445 pessoas dispostas em 973 famílias. O território de abrangência é vasto, tornando-se difícil a realização de ações e a presença dos usuários na UBS. Desde 2011 são inseridos anualmente na Unidade, cerca de 30 discentes da Universidade Federal de Sergipe [K1] [LJ2] distribuído nos turnos matutino e vespertino, os quais acompanham toda funcionalidade da Unidade permitindo caracterizar problemas do dia a dia. RESULTADOS: Foi realizado pelos profissionais da UBS, um levantamento de todas as intervenções feitas desde 2011. Foi possível perceber que se obteve um grande quantitativo de ações, as quais puderam ser divididas em três grupos: propostas de educação em saúde, capacitações e grupos permanentes. Ao falar das práticas em educação em saúde com a comunidade, destacaram-se os temas: alimentação saudável, uso de plantas medicinais, atividade física, higiene, saneamento, acuidade auditiva, uso racional de medicamento, ergonomia, imunização na saúde do trabalhador, campanhas de vacinação nas escolas e ações no programa Hiperdia. Em relação aos grupos permanentes, foi implementado o planejamento familiar, grupo de gestantes, Hiperdia na zona rural, projeto vida em movimento e a criação de uma associação comunitária. Além destes, ocorreram momentos de capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde cujo tivera como temas: equipamentos de proteção individual, uso racional de medicamentos, ergonomia e teste da orelhinha. Por fim algumas propostas ainda estão sendo estabelecidas para os futuros anos, como a inserção do atendimento em saúde mental juntamente com os discentes de terapia ocupacional e o ‘mutirão da saúde’ que tem como objetivo principal levar atendimentos a uma microárea que está atualmente descoberta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Faz-se necessária utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem como a problematização, no âmbito de formação de profissionais da saúde, afim de que os discentes possam valorizar oportunidades de ensino-aprendizagem contextualizadas com a comunidade durante a formação profissional. Vale ressaltar a importância dos profissionais da UBS frente aos alunos, os quais reforçam que tais intervenções suprem as fragilidades da Unidade onde muitas vezes a ESF somente não resolveria. [K1]Só da UFS? Citar de onde. [LJ2]

Palavras-chave


educação em saúde; saúde pública; unidade básica de saúde;