Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Programa Nacional de Triagem Neonatal – Técnica Utilizada para sua Efetivação
Edson Leal Campos, Lhana Lorena de Melo Atanásio, Elizandra Pereira Trindade, Érico Leonardo da Silva Martins, Danila Maria da Silva, Samanta Moreno Buriola

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


O interesse por esse assunto surgiu por evidenciar um método de diagnóstico precoce para detecção e tratamento de doenças que não apresentam sintomas ao nascimento e que podem cursar para um quadro de retardo mental grave e irreversível, dificuldade no crescimento e problemas físicos. Com o objetivo de conhecer o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) e a técnica utilizada para sua efetivação, destacando os cuidados da equipe de enfermagem na realização do teste, aplicação de técnicas para o alívio da dor durante o teste em recém-nascidos (RN) e a fisiopatologia das referidas doenças. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, realizado no mês de fevereiro de 2015, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando como descritores: teste do pezinho; triagem neonatal; erros inatos do metabolismo.  Este estudo justifica-se pela necessidade de apreender conhecimentos inerentes a realização correta do Teste do Pezinho, na perspectiva de evitar erros como, amostras inadequadas, comprometendo o resultado do exame, promovendo assim, o repasse de informações necessárias à consulta rápida e prática pelo enfermeiro e demais profissionais de saúde, contribuindo para a qualidade de vida do recém-nascido e para seus familiares. Nesse aspecto, os profissionais de enfermagem são peças fundamentais na coleta do teste do pezinho, tendo em vista que, atuam mais próximos da mãe e do recém-nascido, condição essa que propicia uma relação de confiança, favorecendo a aceitação nas orientações sobre importância do PNTN e efetivando o sucesso do programa.

Palavras-chave


Teste do pezinho; Triagem Neonatal; Erros Inatos do Metabolismo; Cuidados de Enfermagem

Referências


Bandeira FMC et al. 1999. Características de recém-nascidos portadores de hemoglobina "S" detectados através de triagem em sangue de cordão umbilical. Journal of Pediatics. 75 (3):167-171.

BRASIL. Portaria GM/MS n.º 822/ GM em 6 de junho de 2001. Instituição do Programa Nacional de Triagem Neonatal, no âmbito do Sistema Único de Saúde, para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e hemoglobinopatias. Brasília (DF); 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa de Triagem Neonatal. Brasília (DF); 2002.

________. Ministério da Saúde. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa de Triagem Neonatal. Brasília (DF); 2004.

________. Ministério da Saúde. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa de Triagem Neonatal. Brasília (DF); 2006.

_________. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS n822, de 06 de junho de 2001.2001a [acesso em 24 de fevereiro de 2015]. Disponível em: <http://dtr2001.saude.gov.br/sas/portarias/port2001/gm/gm-822.htm>.

CARVALHO, TM; VARGAS, PR; SANTOS, HMP. Impacto da implantação de um programa de saúde pública de triagem neonatal. Rev. Méd. Minas Gerais, 2003.13(1Supl2):80-82.

COSTA, Francisco. Grande Dicionário de Enfermagem Atual. Ed. Revic. Rio de Janeiro. p.207, 2003.

GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

LEITE, Adriana Moraes. Efeitos da amamentação no alívio da dor em recém-nascidos durante a coleta do teste do pezinho. [tese doutorado] – Escola de Enfermagem. Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto-SP, 2005.

MAGALHÃES, Patrícia Künzle Ribeiro; Programa de Triagem Neonatal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil Cad. Saúde Pública vol.25 no.2 Rio de Janeiro Feb. 2009

MARCONDES, Eduardo; VAZ, Flávio Adolfo Costa; RAMOS, José Lauro Araújo; OKAY, Yassukiko, Pediatria Básica: Pediatria Geral e Neonatal. Tomo II & III. São Paulo: Editora Sarvier, 2002.

MARTON, MBG. Programa de educação continuada à distância na triagem neonatal. 2002. Monografia (Especialização em Projetos Assistenciais de enfermagem) - Curso de Pós-Graduação em enfermagem. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.

MATTOZO, Marina; SOUZA, Liliete Canes. Triagem Neonatal em Santa Catarina: relato histórico, aspecto fisiopatológico e métodos de análise realizados pelo Laboratório Central da Secretaria de Saúde do Estado. Santa Catarina: Newslab. 2005; 68:84-2.

NETO, EC. Interpretação de resultados em triagem neonatal. Rev. Méd. Minas Gerais; 2005; 15(2Supl1): 23-5.

PEZZUTI, I.L.; LIMA, P.P.; DIAS, V.M.A. Hipotireoidismo congênito: perfil clínico dos recém-nascidos identificados pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais. J. Pediatr, Rio de Janeiro, v. 85, n. 1, Jan/Fev. 2009.

SILLA, LMR 1999. Doença falciforme: um grave e desconhecido problema de saúde pública no Brasil. Journal of Pediatrics. 75 (3):145.

SILVA et al. Acta Scientiarum. Health Sciences , v. 25, n. 2, p. 155-161, 2003.

SOARES, EAS; BASTOS, AM; CORREA, ARR; FERNANDES,CMC. Seqüelas neurologias permanentes devido falha diagnostica no hipotireoidismo congênito central devido a não dosagem de T4 na triagem neonatal. Rev. Méd. Minas Gerais,2005; 15 (2Supl1):45-7.

STRANIERI, Inês. Avaliação da implantação do programa de triagem neonatal para hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria dos usuários da rede pública. Estado de Mato Grosso, 2003-2004. [dissertação de mestrado]. Cuiabá: Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Mato Grosso; 2007.

UNISERT. Programa de Triagem Neonatal no Mundo. Ano 2002.[acesso em 12 fev 2015]. Disponível em: <http://www.unisert.org.br/historia.htm>

WARD,LS, ZANELLA, MT, MENABÓ,E; RAMOS,LR, CASTELO,FA; VIEIRA,JGH;RUSSO,EMK;MACIEL,EMB. Estimativa da relação custo-benefício de um programa de detecção precoce de hipotireoidismo congênito. Rev. Assoc. Méd. Bras. 1998; 34:106-10.

WHALEY, L.F.; WONG, D.L. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 5ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.