Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS COSELHEIROS DO COMITÊ GESTOR, DO CEREST DE VITÓRIA DA CONQUISTA, EM SAÚDE DO TRABALHADOR
WÉLTIMA TEIXEIRA CUNHA

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


O Comitê Gestor, do Centro de Referência Regional em Saúde do trabalhador (CEREST), é um espaço de diálogo, participação, discussão, deliberação do exercício de cidadania, do controle da sociedade, pelos representantes dos segmentos dos trabalhadores. O Comitê Gestor faz parte do processo de democratização da gestão de politicas públicas que atendam à saúde dos trabalhadores. Trata-se de uma experiência relatada por uma conselheira, membro efetivo e titular, que representa a gestão estadual da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no comitê gestor, do município de Vitória da Conquista/Bahia. A 1ª Oficina de Capacitação dos Conselheiros foi realizada nos meses de abril, maio e junho de 2015, com o objetivo de nivelar os conselheiros com conteúdos na área de saúde do trabalhador e do controle social. Nos módulos I e II participou como instrutora, em razão de ter 24 anos de trabalho no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador-Bahia (CESAT). O objetivo desse relato é divulgar a experiência durante o processo de capacitação dos conselheiros, destacando a atuação efetiva da conselheira, no processo ensino aprendizagem coletiva. A oficina foi composta de quatro módulos, sendo que os módulos II e III ficaram sob a responsabilidade da conselheira/instrutora, cujos conteúdos abordados foram, respectivamente, A Saúde do Trabalhador ao Longo da História do Trabalho e a RENAST. Participaram da oficina 18 trabalhadores entre eles: conselheiros, coordenadora do CEREST e secretária do comitê. Com a conclusão da oficina, foi marcada uma reunião para o mês de julho de 2015, com a finalidade de elaborar o planejamento das atividades para o segundo semestre do ano corrente. A experiência de participação, do membro efetivo do Comitê Gestor, na oficina como cursista e instrutora veio colaborar e trazer conhecimentos da área de saúde do trabalhador, aos demais participantes, numa visão critica, como forma de reflexão sobre a participação do comitê como controle social. Os conteúdos dos dois módulos tiveram embasamento teórico, bem como, a oficina como um todo, foram importantes na elaboração do planejamento de ações voltadas para implementação de um planejamento mais amplo das atividades do CEREST, e, consequentemente, fortalecer o SUS, rumo a sua efetiva construção, apesar de que o controle social ainda estar em um processo de construção, mas com potencial para intervir nas políticas públicas.

Palavras-chave


comitê gestor1; saúde do trabalhador2; educação permanente3

Referências


 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a Educação Permanente em Saúde – pólos de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

 

CARVALHO, Y. M. & CECCIM, R. B. Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva. In: CAMPOS, G. W. S. et al. (Orgs.) Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Fiocruz, 2006.

CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - comunicação, saúde, educação, 9(16): 161-178, set. 2004-fev, 2005.

MENDES, R. Patologia do trabalho. São Paulo: Editora Atheneu, 1995.

MS - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete do Ministro. Portaria nº 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial da União, Basília, DF, 16 fev. 2004a. Seção 1.