Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Perfil do ensino de farmacologia em cursos de graduação de enfermagem
Sidlainy Nascimento Silva, Rogério Dias Renovato

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


INTRODUÇÃO:A farmacologia é uma disciplina que tem como objetivo proporcionar um maior conhecimento em relação ao uso de medicamentos, conhecendo todos os fatores e influências que envolvem os fármacos. Com relação a cursos de enfermagem, a disciplina de farmacologia é de grande importância, pois a administração de medicamentos é de responsabilidade do enfermeiro.OBJETIVO: caracterizar o perfil do ensino de farmacologia em cursos de graduação de enfermagem no Brasil, em relação à ementa, carga-horária, período do curso em que é ministrada, conteúdo programático, referências bibliográficas, estratégias de ensino-aprendizagem, estratégias de avaliação. METODOLOGIA: Estudo descritivo e exploratório, realizado com 50 cursos de Enfermagem das 5 regiões brasileiras, sendo selecionados 10 cursos por região, 5 de instituições públicas e 5 de instituições privadas. RESULTADOS: Em 18 instituições a disciplina de farmacologia é pré-requisito para outras. As ementas de Farmacologia estão disponíveis em 72% dos cursos analisados, sendo que em apenas 58% das ementas constam também as referências bibliográficas. Os livros estão presentes em 100% das referências verificadas. Quanto à carga horária de Farmacologia  variou de 30 a 120 horas. Já a inserção da disciplina no currículo dos cursos, deu-se entre o 3º e 5º semestre nos cursos semestrais e no 2º e 3º ano, nos cursos seriados. Verificou-se o predomínio de cursos de bacharelado, em detrimento dos cursos de licenciatura de enfermagem. O ensino da disciplina de farmacologia dos cursos de graduação em enfermagem no Brasil é principalmente caracterizado por ser uma disciplina que pode ser integrada em praticamente todas as disciplinas do curso de enfermagem como saúde do adulto, saúde da criança, saúde da mulher, saúde mental, dentre outras. As instituições que possuíam em sua página informações com relação à ementa do curso de enfermagem nem sempre apresentaram as referências bibliográficas A disciplina de farmacologia em determinadas instituições encontrava-se com referências anteriores a 1999, denotando possível desatualização. Também se verificou o predomínio do uso de livros, como referências, em detrimento do uso de artigos ou protocolos. Na amostra selecionada, as instituições públicas dispunham em seu sites informações mais completas da estrutura curricular e da disciplina de farmacologia em relação às instituições privadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O perfil do ensino de farmacologia na Enfermagem demonstrou certa preocupação com carga horária insuficiente, referências bibliográficas muitas vezes desatualizadas, inexistência de relatos sobre o processo educativo (ensinar-aprender-avaliar) e ementas incompletas e pouco aplicadas à prática profissional do enfermeiro.